A segunda data mais importante para o varejo catarinense, o Dia das Mães, deve dar fôlego às vendas do comércio, que no ano passado fecharam no negativo e no primeiro semestre de 2013 cresceram apenas 1,3%. Pesquisas de intenção de compra revelam que o catarinense vai gastar mais nos presentes desse ano, enquanto os lojistas esperam um incremento de 4% nas vendas.
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Sérgio Medeiros, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-SC), afirma que o mau desempenho do comércio no ano passado avançou o primeiro trimestre de 2013. Prova disto é que em março o resultado das vendas foi negativo. Por outro lado, segundo ele, os consumidores têm se soltado mais nas datas comemorativas. E para o Dia das Mães, a segunda data mais rentável para o comércio, a expectativa não poderia deixar de ser positiva.
– O aumento da inflação e do endividamento fez com que as pessoas priorizassem despesas básicas, como alimentação. Não está sobrando dinheiro para gastos secundários. Nas datas comemorativas, no entanto, a preocupação em economizar é menor – diz o presidente.
Sobre os itens que os catarinenses estão pensando em dar de presente, como mostrou a pesquisa de intenção de compra da entidade, Medeiros destaca as flores e artigos de floricultura, que, na visão dele, passaram de meros acessórios para presente oficial. Ele também chama a atenção para o fato de as lembranças mais pessoais terem se consolidado nas primeiras posições da lista. De acordo com a pesquisa, utensílios domésticos só aparecem na sexta posição.
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Artigos de vestuário lideram a lista, com 49,4% e as flores aparecem em segundo, com 40,3%, lembrando que os entrevistados puderam escolher mais de um presente. O levantamento da FCLD-SC consultou 504 consumidores em 20 cidades de Santa Catarina.
Reforçando o protagonismo das flores nesse Dia das Mães, Valéria Corrêa, gerente do Primavera Garden Center, na SC-401, em Florianópolis, afirma que a loja comprou 15% mais flores nesse ano do que em 2012. A empresa espera vender 2 mil flores plantadas pequenas, como violetas, gérberas e begônias, e 400 orquídeas. Os números são os esperados para os três dias que antecedem o Dia das Mães e equivalem a um mês de vendas.
– Há dois ou três anos as orquídeas conquistaram o cliente, que costuma levar a flor já com algum vaso da loja de presente. A soma da flor plantada com o acessório, que agrega valor, tornaram o presente duradouro – observa Valéria, acrescentando que os consumidores têm tido disposição em gastar mais nas flores.
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