O comércio de rua em cidades de Santa Catarina terá horário estendido neste sábado (9) por conta do Dia das Mães, comemorado no domingo (10). O funcionamento das lojas ocorre com regras de prevenção ao coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras.
Continua depois da publicidade
Haverá horário ampliado no sábado em cidades como Criciúma, Lages, Chapecó e Blumenau, com lojas abertas até as 17h, e Joinville, com funcionamento até as 18h. Em São José, na Grande Florianópolis, a orientação do Sindicato do Comércio Varejista é que as lojas fiquem abertas também até as 18h.
Na Capital, Florianópolis, as lojas abrem em horário normal de sábado, até as 13h. Conforme a assessoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), não houve campanha de horário especial por conta da suspensão do transporte público. Mesmo assim, é possível que lojas maiores estendam o horário por conta própria.
O funcionamento do comércio de rua tem regras de prevenção contra a Covid-19 desde o dia 13 de abril, quando o setor foi autorizado a reabrir depois de quase um mês com as portas fechadas por conta da pandemia. As medidas de restrição em Santa Catarina começaram no dia 18 de março, após o governo decretar situação de emergência.
Além do uso de máscaras, as regras estabelecidas pelo governo determinam ainda que cada estabelecimento não pode ultrapassar 50% da sua capacidade. Também está proibida a prova de vestimentas em geral e os clientes que manusearem produtos devem ter as mãos higienizadas com álcool-gel 70%.
Continua depois da publicidade
Shoppings, centros comerciais e galerias também estão autorizados a funcionar, mas com lojas em horário reduzido, das 12h às 20h, e com regras outras regras distanciamento, como capacidade máxima de 50% de ocupação. Transporte coletivo, aulas e eventos seguem suspensos no Estado.
Até esta quarta (6), Santa Catarina somava 2.917 casos confirmados de coronavírus e 59 mortes pela doença.