Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado neste 12 de outubro, reunimos dicas de curtas-metragens brasileiros disponíveis no canal do YouTube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que chega em sua 19ª edição, e acontece entre os dias 21 e 28 de novembro, de forma totalmente online e, como sempre, gratuita.
Continua depois da publicidade
A seleção contempla animação, ficção, documentário e, acima de tudo, filmes muito aplaudidos pelas crianças na Mostra, em sua trajetória de quase duas décadas. São produções de diversas regiões do país e possibilitam que os pequenos viagem em novos mundos e outras culturas.
Todos os títulos têm classificação livre, ou seja, são para toda a família. Mas tem aqueles que atraem mais faixas etárias específicas. Então para dar uma mãozinha para as mães e pais nessa data tão especial, a diretora da Mostra, Luzia Lins, classificou os títulos por idade. Confira a listapara maratonar com toda a criançada:
> A partir de 2 anos <
João, o galo desregulado
Uma história bem-humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria. Baseado em fatos reais.
Direção: Camila Carrossine & Alê Camargo, SP, animação, 2013.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
A lenda do brilho da Lua
A Lenda do Brilho da Lua conta a história de um rei malvado e invejoso que tenta roubar o brilho de uma princesa.
Direção: Gabriela Dreher, SC, animação, 2007, 2 minutos.
A velha a fiar
Nesta animação lúdica, em estilo de documentário, vamos descobrindo a canção “A Velha a Fiar” e o que suas palavras representam.
Direção: Cesar Cabral, SP, animação, 2010, 5 minutos.
> The Voice Kids: Santa Catarina chega pela primeira vez na final com histórico de bons competidores
Aquarela
Com trilha homônima de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, o filme faz uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela que, com o tempo, descolore.
Continua depois da publicidade
Direção: Andrés Lieban e André Breitman, SP, animação, 2003.
> A partir de 4 anos <
Brincadeira de criança
Um grupo de crianças brinca em um parque. Sentado em um banco, um menino com deficiência física — ele tem uma perna amputada — as observa atentamente. Mesmo hesitante, o menino supera o medo de ser rejeitado e pede para participar da brincadeira.
Direção: Cristiano Alves de Oliveira, SP, animação, 2008, 2 minutos.
O macaco e o rabo
O macaco perde o rabo e parte em uma busca para recuperá-lo. A cada personagem que ele encontra, sua situação se complica mais. Uma adaptação de um conto do folclore nordestino.
Direção: Alunos da disciplina Animação digital (Núcleo de Design, UFPE-CAA) sob orientação do Professor Marcos Buccini, PE, animação, 2011, 8 minutos.
Tamanduá Bandeira
Um pacato tamanduá encontra a fêmea de sua vida. Só alguns passos o separam dela. Porém, são passos que devem ser dados no asfalto.
Continua depois da publicidade
Direção: Ricardo de Podestá, GO, animação, 2011, 8 minutos.
Caçadores de Saci
A chácara da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos. “Para resgatar a tranquilidade de casa, Onofre resolve contratar os serviços de Valdevino, o maior caçador de sacis do sertão”. (FICMSP/17).
Direção: Sofia Federico, BA, drama, 2005, 13 minutos.
> A partir de 6 anos <
Ilha das Crianças
É dia de Cosme e Damião na ilha de Paquetá. Cosme e Damião é um feriado tradicional em algumas partes do Brasil, quando os devotos dão doces às crianças. Paquetá é um bairro muito especial do Rio de Janeiro, uma pequena ilha localizada no meio da Baía da Guanabara.
Direção: Zeca Ferreira, RJ, ficção, 2016, aventura, 12 minutos.
> 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental
No caminho da escola
No caminho da escola, uma menina faz uma viagem alucinante por planetas imaginários e perde a primeira aula.
Continua depois da publicidade
Direção: Alunos do projeto animação, ES, animação, 2016, comédia, aventura, 9 minutos.
A aventura da primeira bicicleta
As aventuras de Carlinhos em sua busca pela realização do sonho de ter a primeira bicicleta, inspiradas pelas memórias do próprio diretor.
Direção: Carlos Henrique da Costa, SP, ficção, 2018, drama, 16 minutos.
Procura-se
Na trama, Camile, uma garota de classe média alta de 11 anos em busca do cãozinho de estimação Bolinha. Pelas ruas da cidade, ela irá se deparar com as maldades de um ranheta vendedor de cachorro-quente, ao mesmo tempo em que conquista novas amizades. Entre eles, os irmãos Didi e Gugu, duas crianças da periferia que ganham de presente do pai um cãozinho que nem imaginam que tem dono. O filme traz de forma lúdica as duas realidades em que vivem as crianças, mas o grande foco da história está na amizade.
> Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol
Direção: Iberê Carvalho, DF, ficção, 2010, 14 minutos
> A partir de 8 anos <
Tratado de Liligrafia
O curta Tratado de Liligrafia é uma obra inspiradora. Sua protagonista se depara com o mundo da poesia. Este, é apresentado a ela pelo seu avô. E aí, a imaginação, a poesia, a importância das relações familiares aparecem como temáticas.
Direção: Frederico Pinto, RS, ficção, 2007, 14 minutos
Mãos de vento e olhos de dentro
A amizade entre duas crianças que brincam de encontrar desenhos em nuvens se transforma depois que uma delas descobre um segredo.
Continua depois da publicidade
Direção: Susanna Lira, RJ, ficção, 2008, 13 minutos.
> Infográfico mostra como o coronavírus age no corpo humano
Crianças de maré
As crianças que moram à beira do Capibaribe mostram como o rio, muito usado pelos adultos no transporte, também é um lugar de brincar.
Direção: Natália Corrêa, Ellan Barreto, Yane Mendes e Cidicley Ferreira, PE, documentário, aventura, 2018, 2 minutos.
Minha rainha
É noite de carnaval no Rio de Janeiro, as escolas-de-samba mirins se preparam para entrar na Avenida. A pequena Joseane vê seu sonho de ser porta-bandeira vir abaixo ao descobrir que ninguém encontra o seu estandarte. Sozinha no seu mundo, Joseane repassa mentalmente toda a expectativa criada em torno deste momento. Mergulhamos no seu universo particular para descobrir como uma criança pode perceber as imagens, os sons, o tempo.
Direção: Cecilia Amado, RJ, ficção, 2008, 11 minutos.