Neste sábado (6/4), 1,2 milhão de estudantes de escolas estaduais e municipais e do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat e Senar) participam de mais uma edição do Dia da Família na Escola. A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos.

Continua depois da publicidade

— Santa Catarina foi pioneira nessa iniciativa — destacou o secretário de Educação do Estado, Natalino Uggioni, em entrevista ao Notícia na Manhã. — É parte do trabalho para que os pais participem do processo de educação dos filhos. Fazemos um chamamento para que os pais conheçam a escola, o ambiente, os professores, e nos ajudem a cuidar do espaço em que suas joias raras passam 200 dias por ano.

A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação. Uggioni destaca estudos do Instituto Ayrton Senna que atestam o papel dos pais para o desempenho escolar dos estudantes:

— Crianças de famílias em que os pais participam da educação têm desempenho quatro vezes superior ao dos demais estudantes

Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da Secretaria de Estado da Educação, apoiam a iniciativa a Fiesc, as federações de trabalhadores, Fecomércio, Faesc, Fetrancesc e Undimesc

Continua depois da publicidade

Para saber a programação, pais devem informar-se na escola do seu filho.