Os pais de Pedro acompanham a rotina escolar do filho bem de perto. Dioni e Cíntia Damázio sempre levam e buscam o garoto de quatro anos para o Sesc, em Florianópolis, e conhecem bem os professores e todos os profissionais da instituição. Neste sábado, 16, eles participarão do Dia da Família na Escola em Santa Catarina, cujo objetivo é reforçar essa integração.

Continua depois da publicidade

Além das unidades da rede pública estadual, entidades como Senac e Sesc também estarão de portas abertas para familiares e alunos. Com o tema educação e saúde, a expectativa é mobilizar mais de 1 milhão de pessoas. A data virou lei estadual após proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação. A lei foi sancionada no dia 15 de janeiro e prevê a realização do evento de integração entre escola e família no terceiro sábado de abril.

Leia as últimas notícias de Educação

O Estado, segundo representantes do movimento, é o único com legislação que incentiva os familiares a participarem efetivamente da vida escolar dos alunos.

Continua depois da publicidade

— Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção — destaca Glauco José Côrte, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), entidade que lidera o movimento.

Acesse todas as notícias de Estilo de Vida

Para o diretor do Instituto Estadual de Educação, Vendelin Borguezon, a ação é fundamental para reforçar a família como parceira da escola e para que os alunos se sintam pertencentes ao ambiente escolar:

— Assim podemos fazer um melhor encaminhamento pedagógico, melhorar a relação com a comunidade e aproximar os professores da família.

Continua depois da publicidade

A mãe de Pedro, Cíntia, também acredita que essa parceria traz benefícios. Para ela, a educação não é tão eficaz se a escola e os pais não tiverem na mesma sintonia.

Cada instituição vai definir a própria programação. A maioria vai apostar em apresentações artísticas, exposições de trabalho, jogos e atividades esportivas, além de palestras sobre saúde.

Por dentro da programação

Nesta primeira edição, o Dia da Família na Escola tem como objetivo mostrar o quanto adotar hábitos saudáveis é positivo para o aprendizado dos estudantes. Alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com higiene pessoal e bullying são alguns dos temas propostos, além de palestras sobre o mosquito Aedes aegypti e gripe.

Continua depois da publicidade

Cada unidade envolvida tem uma programação própria para entreter e integrar comunidade escolar e famílias. As escolas da rede estadual de Joinville irão promover o Dia da Família no dia 30, porém no ano que vem a expectativa é concentrar a iniciativa em todas as unidades no terceiro sábado de abril. Confira algumas ações:

Escola Zulma Becker em Santo Amaro da Imperatriz

Horário: das 9h às 11h

9h15min – Palestra sobre dengue

9h45min – Apresentação de oficinas sobre mosquito

10h – Alunos vão sair na comunidade para orientar a população

Faculdade Senac em São Miguel do Oeste

Horário: das 9h às 12h

9h – Palestra Corrupção

9h30min – Palestra sobre zika vírus e dengue

10h – Palestra sobre alimentação saudável

10h – Verificação de níveis glicêmicos

10h30min – Serviços de escova e hidratação capilar

Faculdade Senac em Tubarão

Horário: das 9h às 12h

9h às 9h30min – Workshop sobre como se comportar em uma entrevista de emprego

9h30min às 10h – Workshop sobre atualização de currículos

10h às 11h – Palestra de como gerenciar seu salário e orçamento familiar

11h às 11h45min – Prevenção Aedes aegypti

9h às 12h – Massagens

9h às 12h – Aferição de pressão arterial

9h às 12h – Design de sobrancelha

Sesc em Lages

Horário: 14h

Contação de história

Massagem

Oficina de balões

Musicalização

Dança

Vaca parada (ensinar a laçar)

Artesanato

Alongamento

Sesc em Blumenau

Horário: 9h10h – Pintura livre

10h – Origamis

10h – Jogo da Memória Bilíngue

10h – Brincadeiras Antigas

10h30min – Cantigas de Violão

Instituto Estadual de Educação em Florianópolis

Horário: 10h às 12h30min

Apresentação da banda

Grupo de zumba

Brechó

Slackline

Exposição de brinquedos educativos

Palestras sobre zika vírus e H1N1

O Movimento SC pela Educação — É uma iniciativa da Fiesc desde 2012. Aderiram ao projeto a Fecomércio, Faesc, Fetrancesc, além de entidades como Sesi, Senai, Sesc e Senac. Os principais desafios são proporcionar a todos os trabalhadores a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função.