O Dia D de vacinação contra o sarampo acontece no próximo sábado (19). A primeira etapa da campanha nacional segue até o dia 25, para imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Há a preocupação para evitar o avanço do vírus em Florianópolis já que, este ano, foram confirmadas 17 pessoas com a doença, quatro com resultado preliminar positivo e outros 30 casos estão sob investigação.
Continua depois da publicidade
No sábado, os postos de saúde ficarão abertos entre 8h e 17h somente para a vacinação. A UPA Norte também estará aplicando doses durante o mesmo horário. As outras vacinas que fazem parte do calendário nacional também serão oferecidas, a não ser a pentavelante e a tríplice bacteriana (DTP), que estão em falta no país.
— O sarampo tem um risco muito grande entre as crianças, principalmente as pequenas, por isso elas são a prioridade para a vacinação neste momento. Já foram confirmados quatro mortes de crianças no Brasil este ano devido à doença — explicou a gerente de Vigilância Epidemiológica da Capital, Ana Cristina Vidor.
O Ministério da Saúde estipula a meta em vacinar 95% da população-alvo. Em Florianópolis, cerca de 210 mil pessoas fazem parte dos grupos elegíveis para receberem as doses. A segunda etapa, para quem tem entre 20 a 29 anos, está prevista para ocorrer de 18 a 30 de novembro, com um novo Dia D marcado no último dia desse período.
Nova etapa terá imunização em adultos
Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica da Capital, Ana Cristina Vidor, a população de adultos é considerada flutuante, já que há pessoas que deixaram a cidade após terem sido imunizadas e outras que vieram morar e ainda não receberam a dose. A estimativa feita pelo órgão é de que aproximadamente 40% dos adultos não tenham sido vacinados.
Continua depois da publicidade
— Se considerarmos o calendário de vacinação das crianças (dose de tríplice viral até um ano de idade e tetraviral com um ano e três meses), estamos com em torno de 70% da cobertura. Quando falamos de adultos, o desafio é ainda maior. Só 60% das pessoas possuem comprovante de vacinação — relatou Ana Vidor.
Ao longo do próximo sábado, algumas unidades de saúde de Florianópolis vão aproveitar para intensificar as ações referentes ao Outubro Rosa (de conscientização para prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero), com exames preventivos e testes rápidos.
Ouça as informações: