Este sábado (30) foi o “Dia D” de vacinação contra o sarampo em todo o Brasil. Em Santa Catarina, 15.967 jovens adultos, entre 20 e 29 anos, receberam a vacina. Em toda a campanha, foram 46.654 imunizados no grupo. A meta, no entanto, ainda está longe de ser alcançada. A estimativa do Ministério da Saúde é que 420 mil jovens de SC sejam vacinados em toda a campanha. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado continua reforçando a importância de procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra a doença. Apesar da campanha ter finalizado, as doses continuam disponíveis nos postos de saúde.

Continua depois da publicidade

Os dados mais recentes da pasta da Saúde mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados – respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo este ano no Brasil. E, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, são também o maior transmissor em potencial da doença.

O surto de sarampo ainda se encontra ativo no país. Atualmente, há confirmação de 11.896 casos e 15 óbitos pela doença até o começo de novembro (semana 45 do ano). A maioria dos casos, 11.095 (93,2%) estão concentrados no estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.

Que deve se vacinar

– Bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero

– Crianças com um ano: dose um

Continua depois da publicidade

– Crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

– De 20 a 29 anos: duas doses

– De 30 a 49 anos: uma doseLeia as últimas notícias do NSC Total

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC