Com maior número de casos de H1N1 registrado no Estado, Blumenau – que atualmente tem 33 pessoas confirmadas com o vírus, incluindo cinco mortes, e outras 46 aguardando resultados de exames – ofertou sábado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra influenza ao grupo prioritário.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias sobre a gripe A em Blumenau

No total, 50 unidades de saúde vacinaram a população das 8h às 17h. Além dos sete ambulatórios gerais, todas as unidade de Estratégias de Saúde da Família (ESF) ofertaram a vacina, mesmo os que não possuem sala de vacinação. A expectativa, segundo dados do Ministério da Saúde, é de que em torno de 107 mil moradores de Blumenau têm direito à imunização gratuita.

:: Clique aqui e confira o endereço de uma sala de vacinação mais perto de você

Logo no primeiro dia de vacinação, mais de 7 mil pessoas receberam a dose em Blumenau. Nesta semana, as vacinas serão ofertadas nas 39 unidades de saúde que possuem sala de vacina no município e os sete ambulatórios gerais, nos seus horários rotineiros de funcionamento.

Continua depois da publicidade

:: Estado já registrou 22 mortes por gripe A neste ano

A campanha vai até o dia 20 de maio e a população dos grupos prioritários em Santa Catarina é de 1.739.814 pessoas, e a meta do Ministério da Saúde é de que 80% delas sejam vacinadas – a mesma estabelecida na campanha de 2015.

Quem faz parte do grupo prioritário?

Fazem parte do grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram parto em até 45 dias), indígenas, população carcerária, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.