O Natal costuma ser data de celebrar a vida, a família e os amigos. Ficar perto de quem gosta. Além disso, nessa época do ano as ruas e as casas são tomadas por decorações com luzes, árvores enfeitadas que trasmitem a magia deste período.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Mas a única presença confirmada, além da chegada do Papai Noel, claro, é da árvore de Natal, um ícone entre os itens de decoração que marcam este período.
Continua depois da publicidade
Além de ser uma festa religiosa, o Natal é quando o comércio mais vende. Por conta disso, muita gente acaba se lembrando mais desta conotação do que do sentido original. Pra garantir este volume alto de negócios, as lojas têm se antecipado cada vez mais em colocar a árvore de Natal e outros objetos decorativos em suas vitrines.
No Natal 2020, isso se repetiu. O movimento foi ainda mais acelerado e no comércio eletrônico, principalmente, já tinha decorações natalinas sendo expostas na primeira quinzena de setembro. Ou seja, mais de três meses antes do Natal.
Data para desmontar a árvore de Natal
- O momento de retirar e guardar a Árvore de Natal é em 6 de janeiro. Há uma razão de ser. Na data fixa pra desmontagem é celebrado o Dia de Reis, homenagem aos três Reis Magos que foram visitar e conhecer o menino Jesus em Belém, levando seus presentes: ouro, mirra e incenso.
- Uma curiosidade: até os anos 50, era comum as famílias católicas mais fervorosas esperarem o 6 de janeiro pra presentear as crianças.
- Outro fato que muitos não sabem é que em Portugal, por exemplo, a data pra montar a árvore de Natal é 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição.
- Nos Estados Unidos, o início da decoração natalina fica reservado para logo depois do Dia de Ação de Graças, que ocorre anualmente na quarta quinta-feira de novembro.
- Talvez alguns podem se perguntar o que acontece se estas datas não forem respeitadas. A resposta é simples: nada. Trata-se apenas de uma convenção.
- Hoje em dia, as pessoas começam a montar a árvore de Natal, a colocar a decoração restante e a retirar tudo quando é mais conveniente.
Continua depois da publicidade
Árvore de Natal: o que significa esta decoração
Dizem que o melhor da festa é esperar por ela. O tempo que antecede o Natal vivido em família pode ser bastante divertido. A criançada adora ajudar trazendo mais alegria pro final do ano. Se juntar na hora de montar a árvore, escolher as bolas e luzinhas mais bonitas, fazer os laços e pendurar os enfeites faz parte da tradição.
É gostoso preparar com carinho a árvore de Natal que costuma ser um pinheiro. Ainda fazendo alusão ao aguardo da chegada do menino Jesus, os enfeites devem ser colocados aos poucos. Isso mesmo: começando pelos mais simples e com o passar do tempo ir acrescentando os mais sofisticados até a árvore ficar bem cheia.
A partir de 15 de dezembro, começa a intensificação. Já que o aniversário do dono da festa está se aproximando cada vez mais. Aí sim será o ponto alto da decoração da árvore de Natal, um dos símbolos mais populares da comemoração natalina.
Continua depois da publicidade
O pinheiro natural ou artificial foi escolhido porque, segundo a tradição, ele e as demais árvores significam vida. Esta espécie se mantém verde mesmo durante o frio intenso. Sendo que outras mudam de cor e perdem suas folhas entre o outono e o inverno.
Qual a Árvore de Natal mais famosa do mundo?
É difícil bater o martelo sobre isso. Há várias famosas. No Brasil, as montadas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo e na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro são destaques.
Na Europa, são várias. Nos Estados Unidos, integrando o famoso Natal nova-iorquino, a árvore do Rockefeller Center existe desde 1933 e ganhou fama no mundo todo. Os organizadores passam dias sobrevoando de helicóptero regiões americanas e canadenses pra escolher o melhor pinheiro norueguês. Geralmente, ele é gigante e ricamente enfeitado.
Continua depois da publicidade
A tradição de montar a árvore de Natal e sua origem
Você sabia que a tradição da árvore de Natal só surgiu entre os cristãos no Brasil, no começo do século XX? Pois é. Porém, o costume remonta à antiguidade. Há registros de que os egípcios, celtas, romanos e vikings levavam as árvores pra dentro de suas casas e as enfeitavam.
A decoração era relacionada ao chamado solstício de inverno. Simbolizava o final da estação e a crença de que o sol reaparece sempre garantindo o crescimento de mais árvores.
Continua depois da publicidade
Aproximadamente em 1500, a árvore de Natal tornou-se hábito entre os cristãos. Há historiadores que atribuem o feito a Martinho Lutero, monge e teólogo alemão, protagonista da Reforma Protestante e fundador da Igreja Luterana, falecido em 1546.
Engana-se quem diz que o costume da árvore de Natal se espalhou rapidamente pela Europa. Não foi bem assim. Se passaram 300 anos até que a rainha Victória, o príncipe Albert e filhos foram retratados numa ilustração publicada em 1846. Eles estavam em volta da árvore com presentes. Foi, então, que outros países passaram a fazer igual.
Nas muitas regiões do mundo, não existem diferenças significativas quanto à montagem da árvore. Na Europa, havia o costume de se colocar velas simbolizando a luz das estrelas que enfeitaram o céu na noite do nascimento de Jesus. Mas isso foi deixado de lado, provavelmente por segurança. Também os chumaços de algodões simulando neve estão fora de moda.
Continua depois da publicidade
Os perigos da “Síndrome da Árvore de Natal” e da contaminação por fungos e ácaros
Como deve ser feita a montagem da árvore de Natal
- A árvore de Natal deve ser montada no dia 29 de novembro, de acordo com o calendário cristão.
- A momento de retirar e guardar as decorações da data é em 6 de janeiro.
- Aproximadamente em 1500, a árvore de Natal tornou-se hábito entre os cristãos.
- Há registros de que os egípcios, celtas, romanos e vikings levavam as árvores pra dentro de suas casas e as enfeitavam.
- Nas muitas regiões do mundo, não existem diferenças significativas quanto à montagem da árvore.
Leia também
Os filmes de Natal que você talvez tenha assistido sem saber
Os episódios de Natal das séries mais amadas de todos os tempos