Dezoito pessoas foram presas em uma operação policial deflagrada na manhã desta quinta-feira em Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. Os presos preventivamente são suspeitos de tráfico de cocaína, maconha e, especialmente, crack.
Continua depois da publicidade
A Operação Nachi foi motivada por uma investigação que iniciou em agosto do ano passado com a prisão de algumas pessoas por tráfico. A polícia então começou a monitorar duas quadrilhas que agiam na região.
Apesar de serem dois grupos criminosos distintos, eles agiam em parceria, conforme o delegado Celso de Andrade da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Itajaí. Entre os presos na operação estão os mentores das duas quadrilhas.
Um deles, Leandro dos Santos, 29 anos, o China, é um dos principais traficantes da região. Tanto que o nome dele é que denominou a Operação. De acordo com a investigação, apreensões que ocorreram desde o ano passado eram de carregamentos pertencentes a ele.
Continua depois da publicidade
O advogado dele, César Correia, preferiu não comentar a prisão antes de conversar com o cliente. China é também suspeito de homicídios, segundo a investigação.
Foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva expedidos na quarta-feira. Além disso, quatro pessoas acabaram presas em flagrante, duas por tráfico e duas por porte ilegal de arma.
Foram expedidos também 11 mandados de prisão para pessoas que já estão detidas. Os presos foram encaminhados para o complexo prisional da Canhanduba.
Continua depois da publicidade