Dezoito desembarques em apenas um dia. Esse foi o saldo da Prefeitura de Joinville. Na terça-feira, 16 pessoas do primeiro escalão e duas de segundo deixaram seus postos para poderem concorrer a vereador nas eleições municipais de outubro.

Continua depois da publicidade

A debandada teve como principal novidade o pedido de exoneração da presidente do Ippuj, Roberta Schiessl. Ela será substituída pelo diretor executivo Vladimir Constante. Rosemeri Costa, titular da Secretária de Assistência Social, decidiu permanecer no posto.

Das posições que foram substituídas, deixaram o cargo 11 membros do PT, três do PP, três do PDT e um do PR. A escolha dos novos titulares adotou como principal critério a continuidade do trabalho que vinha sendo realizado.

Confira as mudanças

Continua depois da publicidade

Das 18 mudanças, a única que apresenta substituto que não ocupava cargo na pasta é na Secretaria Regional do Boehmerwald. Lá, Cristóvão Petry dá lugar ao empresário Sérgio Aristides Corrente, que tem atuação no bairro.

– O prefeito queria apenas que houvesse continuidade e foi isso que ocorreu. Os trabalhos continuarão da mesma forma de sempre-, comenta Valceni Celestino, o Lico, diretor-executivo da Secretaria de Planejamento.

Na sexta, esgotaria o prazo para que cargos de primeiro escalão dos órgãos públicos deixassem seu posto. Como sexta é feriado e quinta é ponto facultativo, a Prefeitura estipulou a terça-feira como ideal para realizar as mudanças. O trabalho dos substitutos começa imediatamente.

Continua depois da publicidade

Nos próximos meses, a Prefeitura de Joinville vai mapear os nomes dos cargos de terceiro escalão que irão deixar suas cadeiras. Quem está nessas posições pode se desincompatibilizar até três meses antes do pleito municipal.