Uma operação conjunta da polícia e órgãos sanitários levou ao abate de dezenas de javalis e javaporcos em Taió, no Alto Vale do Itajaí. O Centro Estadual de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (Caoagro) informou que os animais eram criados ilegalmente em uma propriedade na Linha Santo Antônio, interior do município.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
“A criação de javalis e a cruza desses animais com porco doméstico é um risco a agricultura e à saúde pública pela proliferação de doenças”, informou a polícia.
As carcaças dos animais foram descartadas em aterro sanitário após o abate.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) participaram da ação, feita na última sexta-feira (10).
Continua depois da publicidade
“Os recintos usados para abrigar os animais eram vulneráveis a fugas e estavam muito próximos a matas da região, o que representava uma ameaça ao meio ambiente e à economia catarinense. Diversas granjas de criação regular de suínos destinados ao consumo nacional e à exportação estão em funcionamento na região. Uma delas, localizada a menos de 500 metros do criadouro clandestino”, disse o Ibama.
Por apresentar hábitos alimentares bastante diversificados e não ter predadores naturais no país, o javali pode provocar danos ambientais e econômicos significativos, além de agir como vetor de vermes e pestes suínas.
O proprietário do criadouro clandestino foi autuado e vai responder legalmente pelo crime.

Leia mais
Homem é preso após sequestrar e roubar família em Gaspar
Idoso e bebê são resgatados após enxurrada alagar casas em Rio do Sul