Uma boa ideia pode ser o ponto de partida para a criação de um negócio. Mas é preciso muito mais do que um lampejo para fazê-lo prosperar. Conforme Neiva Schefer, diretora de eventos científicos da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Estado (ABRH/RS), para fazer uma empresa progredir, o empreendedor deverá conhecer a fundo o seu produto e acreditar nele.

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– Não existe o certo e o errado no mundo administrativo, mas após ingressar nele não se pode esquecer do quanto é fundamental saber gerir o negócio – enfatiza Neiva.

Até domingo, interessados em ter seu próprio negócio podem buscar informações na Semana Global de Empreendedorismo. Coordenada pelo Instituto Endeavor, e promovida pela Rede Globo, oferece palestras, cursos e feiras em diferentes cidades. A seguir, confira dicas de especialistas para os primeiros passos no mundo dos negócios.

Perfil para empreender

Um dos principais segredos dos empresários bem-sucedidos é a vontade legítima de ser dono do próprio negócio. Não é indicado abrir um por necessidade, mas por oportunidade. Entre as características comuns nos empreendedores estão a coragem de encarar o desconhecido, a busca por melhorar o que faz, a capacidade de correr riscos e a persistência.

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Se você não soma tudo isso, não se preocupe. A maioria dessas qualidades pode ser desenvolvida ou complementada.

Faça conforme suas aptidões

Identifique conhecimentos, habilidades e atitudes e reflita sobre as motivações que o levam a abrir o negócio. Juliano Seabra, diretor de educação do Instituto Empreender Endeavor Brasil, lembra da importância de o empreendedor verificar devidamente se a sua ideia tem potencial.

No site do Sebrae é possível encontrar uma ferramenta chamada Mapa de Competências, que identifica 22 habilidades consideradas importantes para o sucesso de qualquer negócio.

Determine o tipo de negócio

Há várias maneiras de empreender. Você pode optar por abrir um negócio sozinho, com a vantagem da autonomia e a desvantagem de não ter com quem dividir as decisões – levando-o a também errar mais fácil ou tomar decisões por impulso.

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Também é possível abrir uma empresa familiar, tendo cuidado para ter uma visão profissional sobre o negócio. Outras opções são as sociedades – que demandam uma escolha bem feita e que não misture amizade com sociedade.

Delimite a atuação

Estabeleça a relação entre o produto e o mercado traçando um plano de marketing que defina objetivos, metas e estratégias envolvendo produto.

Tome como ponto de partida a coleta de informações: conheça o cliente para o qual quer vender e informe-se sobre os concorrentes, descubra como se comporta o mercado de fornecedores e veja como funcionam as práticas comerciais do setor. Não se baseie em suposições. É preciso ir a campo, perguntar, testar e fazer pesquisas.

Escolha o ponto

Uma vez definido o tipo de negócio – franquia, empresa familiar, cooperativa, por exemplo – o ponto será a próxima decisão. Faça um levantamento de várias alternativas para poder comparar e definir o melhor lugar. Observe o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas.

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Leve em conta fatores como perfil do consumidor, produto a ser oferecido, condições de pagamento e prazo do aluguel. Verifique também a proximidade de concorrentes e similares.

Projete as vendas

Dimensione a quantidade de produtos, serviços ou vendas que deverá movimentar. Vá com cautela, experimente aos poucos o produto no mercado.

Leve em consideração tipos de mercadorias ou serviços, necessidade e procura do consumidor ao longo do ano e a disponibilidade de recursos financeiros e de matéria-prima. Considere também se os produtos ou serviços estão sujeitos a oscilações do tipo sazonal ou às limitações dos fornecedores (safra dos produtos agrícolas, por exemplo).

De olho no financiamento

O ideal é ter o capital de um negócio para não precisar recorrer a empréstimo. Mas como nem sempre é possível, faça um plano de negócios consistente antes de ir em busca de crédito. Lembre-se de que é importante ser cuidadoso na forma de apresentar o seu negócio.

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Faça uma boa pesquisa para saber quais as fontes potenciais para o seu empreendimento, verifique se existem taxas melhores, avalie qual é a melhor opção de financiamento e tenha a exata noção do quanto necessita para iniciar. Tendo o valor do empréstimo, do prazo de pagamento e da taxa de juros cobrada pelo banco credor, é possível fazer uma simulação do valor das parcelas mensais.

Vença a burocracia

Um bom empreendedor precisa ter um bom contador. Antes de aventurar-se no mundo burocrático de um negócio, busque os serviços de um profissional para assessorá-lo. Entretanto, é importante que o dono do negócio tenha uma visão geral dos processos, buscando informações em órgãos como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), associações comerciais, prefeituras e sindicatos. Procure entender os processos.

Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura, no Estado, na Receita Federal e na Previdência Social, entre outros.

Coordene a produção

Descubra quem são e onde se localizam os fornecedores. A partir desses dados pode-se estabelecer quais são os mais adequados para o negócio que está sendo planejado. Cadastre-se com mais de um fornecedor por produto para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento. A parceria deve pressupor um alinhamento de objetivos e confiança e ser baseada em princípios de qualidade, excelência e responsabilidade, que devem ser negociados no estabelecimento da parceria.

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Ainda sobre o fornecedor, analise a distância, referências, custo de frete, qualidade, capacidade de fornecimento, preço, prazo e forma de pagamento e de entrega.

Administre o negócio

Organize os registros e confira se todos os documentos estão sendo devidamente controlados. Acompanhe de perto as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos. Controle o movimento de caixa e os extratos bancários. Classifique custos e despesas em fixos e variáveis. Faça previsão de vendas e de fluxo de caixa, definindo a retirada dos sócios.

Não esqueça de acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer a lucratividade e a rentabilidade do empreendimento. Controle as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais.