1- Walcyr Carrasco

O autor, mais conhecido por suas novelas bem humoradas exibidas pela Rede Globo, participou pela primeira vez da Feira do Livro no ano passado e foi um sucesso. Por isso, retorna agora como homenageado do evento em joinville. Aos 66 anos, Walcyr tem 17 novelas no currículo ? entre elas, alguns dos maiores sucessos de audiência da TV brasileira, como Verdades Secretas, Êta Mundo Bom!, Amor à Vida e Chocolate com Pimenta ?, e dezenas de livros publicados, de infantis a romances. É também cronista da Revista Época, depois de 15 anos publicando crônicas na Revista Veja SP.

Continua depois da publicidade

Quando:

Hoje

15h: Encontro com Walcyr Carrasco (Palco principal)

Continua depois da publicidade

19h: Solenidade de abertura e homenagem ao autor Walcyr Carrasco (Palco principal)

Amanhã

17h30min: Bate-papo com Walcyr Carrasco e sessão de autógrafos (Teatro Juarez Machado)

2- Conceição Evaristo

Mestra em Literatura pela PUCRJ e doutora em Literatura Comparada pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Conceição é poetisa, romancista e ensaísta. Seu primeiro livro, Ponciá Vivêncio, foi traduzido nos EUA, França e México. Ela é considerada um dos maiores expoentes da literatura nacional atualmente e vem a Joinville para discutir questões de raça e gênero a partir de perguntas como “existe uma escrita dos negros?” e “que histórias os negros têm para contar?’

Quando:

12 de junho

19h: Palestra: Existe uma “escrita dos negros?”, com Conceição Evaristo (Palco principal)

13 de junho

9h15min: Encontro com a Autora: Que histórias os negros têm para contar?, com Conceição Evaristo (Palco principal)

10h: Sessão de Autógrafos, com Conceição Evaristo e Eduardo Nunes da Silva (Praça de autógrafos)

3- Pedro Bandeira

Famoso por livros infantojuvenis que atravessaram décadas, Pedro Bandeira estará na Feira do Livro para contar sua trajetória como escritor e debater sobre a escrita para adolescentes e adultos. Suas obras mais famosas são a coleção dos Karas, iniciada com A Droga da Obediência e O Fantástico Mistério de Feiurinha.

Continua depois da publicidade

Quando:

15 de junho

15h30min: Encontro com o Autor: “Por que deixei o teatro para escrever para crianças e jovens”, com Pedro Bandeira (Palco principal)

19h30min: Depoimento: De Leitor a escritor, dos livros infantojuvenis aos de adulto, com Pedro Bandeira (Palco principal)

16 de junho

9h30min: Poesias de Pedro Bandeira: Projeto Pé de Livro ? Instituto Priscilla Zanetti (Palco principal)

10h: Bate-papo e sessão de autógrafos, com Pedro Bandeira

4- Marina Colasanti

É uma das mais premiadas escritoras brasileiras: só em Prêmio Jabuti foram oito vezes, além do Grande Prêmio da Crítica da APCA, de Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, de dois prêmios latino-americanos e de 14 selos de “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ela vem para conversar com estudantes na manhã de segunda-feira, 11, e conversar sobre a voz feminina na literatura.

Continua depois da publicidade

Quando:

Segunda-feira, 11 de junho

9h – Encontro com a Autora: “Minhas histórias vêm de longe para encontrar vocês”, com Marina Colasanti (Palco principal)

10h – Sessão de autógrafos, com Marina Colasanti, Mary França e Eliardo França (Praça de autógrafos)

19h-21h -Palestra: “Existe uma escrita feminina”, com Marina Colasanti (Palco principal)

5- Monja Coen

Uma das líderes espirituais mais requisitadas para palestras no país, Cláudia Dias Baptista, conhecida como Monja Coen, vem a Joinville para apresentar seu novo livro e oferecer a palestra ?O Sofrimento é Opcional?. Para assistir à palestra, basta comprar um exemplar de um dos livros da autora na Feira do Livro de Joinville: com a obra, haverá o convite para a palestra. Entre suas obras estão Viva Zen, A Sabedoria da Transformação, e Zen para distraídos.

Quando:

12 de junho

19h30min: Palestra “O sofrimento é opcional”, com Monja Coen – ABRH (Teatro Juarez Machado)

Continua depois da publicidade

6- Bate-papo sobre cultura Geek

Os fãs de jogos eletrônicos ou de tabuleiro, HQs, animações e séries “nerds” podem se programar para prestigiar o 2o bate-papo sobre a cultura Geek de Literaturas, Quadrinhos, Cinema, Animação e Games. Na programação há Oficina de Quadrinhos, com Chicolam (foto), uma Mostra de Animação Joinvilense, o 1o concurso de Cosplay da Feira e o lançamento com sessão de autógrafos do livro Menino Caranguejo ? dez anos de quadrinhos, 20 anos de história, de autoria de Chicolam. Na mesa- redonda estarão Brian Hagemann (cineasta e professor), Letícia Ribas (professora e historiadora), Nielson Modro (professor e escritor), Rubens Herbst (jornalista de cultura), Cleiton Schier, Irmãos Feitosa, Jan Oliveira, Anne Winter e Paulo Sergio Jindelt (ilustradores e designers).

7- Desfile de moda: Movimentos em Fragmentos

Um desfile temático homenageará Joinville e os 15 dias da Feira do Livro. Intitulado “Movimentos em Fragmentos”, o evento é preparado pelos alunos e professores do curso de moda do Senai, com a coordenação de Simone Brandão. O objetivo é gerar um diálogo entre literatura e moda.

Quando: Sábado, 9 de junho, às 18h

8- Apresentações teatrais Fragmentos

A Cia de Teatro do Colégio Univille preparou uma apresentação especial para homenagear o escritor Walcyr Carrasco, com o espetáculo O Menino Narigudo. O texto fala de um herói romântico do século 17 de nariz avantajado e alma poética. No mesmo dia, a Companhia de Teatro da Univille apresenta Aquele que Diz Sim, Aquele que Diz Não, de Bertold Brecht.

Quando:

9 de junho, no Teatro Juarez Machado.

O Menino Narigudo, às 16h

Aquele que Diz Sim, Aquele que Diz Não, às 18h

9- Para conhecer novos autores

Durante toda a Feira, além dos escritores famosos nacionalmente, haverá momentos para sentar e conversar com autores de Joinville e região, que farão sessões de autógrafos em vários horários. Autores que são referência em suas áreas mas ainda não têm nomes populares também participam de palestras, debates e sessões de autógrafos. Entre eles estão Leo Cunha, autor de mais de 40 obras infantis e juvenis; Miano, escritora romancista franco-camaronesa que virá da França para mostrar suas importantes e mais recentes obras; Mary e Eliardo França, casal de escritores mineiros que tem mais de 300 livros infantis publicados; e os jornalistas Vladimir Netto e Matheus Leitão, filhos de Miriam Leitão. Eles estarão no evento para um bate-papo sobre jornalismo e política com o colunista Moacir Pereira, do Diário Catarinense.

Continua depois da publicidade

10- Oficinas gratuitas

Haverá oficinas gratuitos acontecendo em diversos momentos do evento, sempre sob a perspectiva do fazer literário criativo. Uma das novidades desta edição é a oficina Bordando Letras, que será realizada pela Döhler. A oficina contará com poesias da obra “A Moça Tecelã”, tecida pelas palavras mágicas de Marina Colasanti. A Unisociesc também estará presente com as oficinas Novas Tendências Pedagógicas, Jogos Didáticos e Construtores de Habilidades. Celso Sisto irá participar ministrando oficinas de Contação de História, e o professor, designer e quadrinista ChicoLam será o responsável pela Oficina de Quadrinhos.k