Um homem levou uma picape contra uma multidão em uma rua tradicional em Nova Orleans, nos EUA, na madrugada desta quarta-feira (1º), deixando 10 mortos e 35 feridos. O caso está sendo investigado pelo FBI como um “ato de terrorismo”. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Um homem dirigiu um veículo contra uma multidão na rua Bourbon Street, em Nova Orleans, matando várias pessoas e ferindo outras dezenas. O sujeito trocou tiros com a polícia e agora está morto. O FBI lidera a investigação sob a hipótese de um ato terrorista“, comunicou a agência federal.

Após o incidente, a prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, disse que o caso se tratava de um “ataque terrorista”. Ela foi desmentida logo depois pela agente especial Alethea Dunca, que é a responsável do FBI em Nova Orleans, que disse que “no momento, não se trata de um evento terrorista”.

Após a morte do suspeito, os agentes de segurança fizeram buscar no veículo e encontraram uma pistola e uma variante do fuzil AR-15.

Continua depois da publicidade

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, foi informado sobre o caso. Segundo a Casa Branca, ele ligou para a prefeita e ofereceu todo o suporte necessário à cidade.

O ataque foi na Bourbon Street, tradicional rua de Nova Orleans que é conhecida pela vida noturna agitada.

Como foi o ataque nos EUA

O homem que dirigia o veículo furou um bloqueio posicionado ao redor da rua, jogando a picape em alta velocidade contra a multidão. Isso aconteceu por volta das 3h15, no horário local — 00h15, no horário de Brasília. Várias pessoas comemoravam a passagem do Ano Novo no momento.

Depois da ação, o suspeito desceu do veículo e passou a atirar contra as pessoas. A polícia entrou em troca de tiros e dois policiais ficaram feridos. A superintendente da polícia da cidade, Anne Kirkpatrick, informou que o número de mortos e feridos pode mudar, e que não há certezas sobre a gravidade dos ferimentos das vítimas não-letais.

Continua depois da publicidade

— O suspeito teve um “comportamento bem intencional e deliberado no ataque. Ele estava determinado a causar uma carnificina e tentou atropelar o máximo de pessoas que conseguiu — disse Kirkpatrick.

Cerca de 300 policiais estavam fazendo a segurança de eventos de Ano Novo na região do bairro French Quarter, que abriga a Bourboun Street, de acordo com a superintendente. A polícia solicitou à população que fique ao menos oito quarteirões de distância do local do crime.

A agente especial do FBI da cidade afirmou que haviam explosivos improvisados no local do crime. Agentes inspecionam os itens para descobrir se eles eram ativáveis.

O ataque acontece logo no início de uma temporada importante para Nova Orleans. As festividades do Mardi Gras, o carnaval da cidade, geralmente acontecem no início de janeiro, e o Super Bowl — final da liga de futebol americano — está programado para 9 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Fogos de artifício ferem turista ao estourar fora do lugar em Réveillon no Litoral de SC

Em manobra arriscada, helicóptero sobrevoou queima de fogos em Balneário Camboriú

Adolescente mata o pai ao defender padrasto durante briga em SC