O Estado confirmou na tarde desta segunda-feira que o novo colégio militar de Blumenau funcionará na parte antiga da Escola de Educação Básica Pedro II, no Centro, onde hoje está a Escola Básica Municipal Tiradentes. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e pelo comandante da 7ª Região da Polícia Militar, o coronel Carlos Alberto Fritz Bueno.

Continua depois da publicidade

::: Blumenau terá um colégio militar

O secretário executivo de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Emerson Antunes, declarou que todas as escolas envolvidas foram informadas das mudanças antes do anúncio oficial e o vice-prefeito Mário Hildebrandt garantiu que todos os alunos serão assistidos.

E se você ainda tem dúvidas sobre como deve funcionar o colégio militar em Blumenau, confira abaixo as respostas que as autoridades já podem dar sobre a unidade, que vai atender toda a região:

1 – Como será o acesso ao colégio militar de Blumenau?

Continua depois da publicidade

O preenchimento das vagas para as primeiras turmas será feito por sorteio. A data ainda será definida pela Polícia Militar.

2 – Como será a participação no sorteio?

Quem tiver interesse em concorrer a uma vaga no colégio militar poderá se inscrever no sorteio.

3 – Quando serão as matrículas?

No mesmo período de novas matrículas da rede estadual de ensino.

4 – Quantas vagas serão disponibilizadas?

A princípio, 70 vagas: 35 para o 6º ano e 35 para o 7º.

5 – Quando começam as aulas?

Em fevereiro, seguindo o calendário escolar da rede estadual de ensino.

6 – Onde serão as aulas?

Na parte antiga do Colégio Pedro II, na Rua Marechal Floriano Peixoto, onde atualmente funciona a Escola Básica Municipal Tiradentes.

7 – Como será o uniforme?

Cinza, seguindo o modelo já usado no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, em Florianópolis.

Uniforme será o mesmo modelo já utilizado pelos alunos do colégio militar de Florianópolis
Uniforme será o mesmo modelo já utilizado pelos alunos do colégio militar de Florianópolis (Foto: Cristiano Estrela / Diário Catarinense)

8 – Qualquer estudante pode concorrer a uma vaga?

Continua depois da publicidade

Sim, inclusive estudantes de outras cidades. Haverá uma reserva de vagas para filhos de policiais militares, mas a quantidade ainda não foi definida.

9 – Qual será o quadro das disciplinas?

O mesmo aplicado Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, na Capital, que segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

10 – O professores serão militares ou haverá contratação de novos profissionais?

O próximo passo da instalação da escola é a escolha e nomeação da direção da instituição, o que deve ser feito pelo Comando Geral da Polícia Militar. Com relação aos professores, o secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, explica que está sendo analisada a contratação dos professores através da Secretaria, que tem um concurso em andamento, e que estes profissionais seriam cedidos à Polícia Militar. Esta seria, inclusive, uma orientação do Ministério Público.