Desafio aceito, me atrevi a saber o que representava correr 10 quilômetros, antes de começar para valer. E sem parar, sem descanso, a fio, como o proposto. Nunca havia percorrido a distância na vida. Cheguei perto dos 8km, jamais dos dois dígitos. Passada uma hora e três minutos, as pernas e o fôlego fraquejaram. Assim foi também no primeiro encontro com meu treinador para a prova de 10k da Maratona Internacional de Floripa. Foi necessário pouco contato para Fabiano Braun dizer que tenho problemas ao correr. Como técnico que é, a avaliação acabou com incentivo: com correções até o dia 27 de agosto, superarei a prova – de fogo – que está por vir.
Continua depois da publicidade
A grande prova
Eis minha saga nas próximas quatro semanas, que compartilho aqui e na rádio CBN Diário aos sábados e aqui no diariocatarinense.com.br. Jornalista desde 2004 e corredor há pouco mais de um ano, topei ser preparado pela equipe da Floripa Runners para encarar a prova dos 10k da maratona internacional. Depois de apostar corrida com os amigos na infância vivida em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, daquelas em que vence quem chega primeiro até o poste da esquina, esta será a minha prova de verdade.
Passadas
A preparação começou na última terça, no encontro com o técnico Fabiano Braun. No Parque de Coqueiros, na parte continental de Florianópolis, o aperto de mão selou o compromisso de que começava ali o trabalho. O ¿coach¿, como passei a chamá-lo, me acompanhou em alguns movimentos, analisou minha corrida e disse: ¿Nosso atleta tem muito a evoluir, principalmente no gesto motor¿. O João Lucas repórter será também atleta nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
Até lá
No dia seguinte, eu estava sob a batuta do professor Daniel Castro para minha primeira série de exercícios funcionais, o que vai se repetir uma vez por semana até o dia da prova. Aliado com sessões de musculações, serei submetido a fortalecimento muscular para encarar o desafio de correr os 10k. A cada semana, serão três treinos de corrida, três de musculação e um de funcional. Nesta rotina e sob supervisão, que vai incluir profissionais de outras áreas, espero não decepcionar a aposta firmada com o coach: fazer um repórter de esportes percorrer os 10 quilômetro da prova em 56 minutos. (Confira os primeiros dias de treinamento no vídeo).
DEZafio – Primeiras passadas do repórter do DC nos 10k da Maratona Internacional de Floripa