Em meio à tristeza e aos prejuízos provocados pela enchente que devastou Trombudo Central na última semana, os moradores da pequena cidade do Alto Vale do Itajaí ainda precisam lidar com mais um problema: os furtos. Embora não tenha divulgado o número de ocorrências, a situação chegou ao ponto de a prefeitura adotar toque de recolher das 22h às 6h. Nesse horário ninguém deve estar nas ruas e caso esteja precisará ter uma justificativa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A cidade tenta se reerguer da maior enchente da história de Trombudo Central. Dos sete mil moradores, cerca de três mil foram afetados pela inundação. Uma central de arrecadação de donativos foi montada na igreja evangélica da Rua Getúlio Vargas, no bairro Cidade Nova. A principal necessidade é por desodorante, fralda adulto, leite sem lactose, açúcar, trigo, café, azeite, vinagre, escova de cabelo, escova de dente, creme dental, shampoo e condicionador.

A prefeitura divulgou a chave Pix sos@trombudocentral.sc.gov.br para quem puder doar. A cidade precisa também de ajuda de voluntários, seja para ajudar a limpar as casas das vítimas, para ajudar na entrega de kits às famílias ou para separar os donativos que chegam à central. Quem tiver condições de doar pode entrar no grupo de WhatsApp criado exclusivamente para isso.

Além das dezenas de casas alagadas, ao menos 40 foram condenadas pela Defesa Civil e as famílias não podem mais retornar. Isso porque algumas delas chegaram a ser arrastadas pela força da água. Outras tiveram as paredes arrancadas. O bairro Liberdade foi o mais atingido, onde duas creches da prefeitura perderam tudo o que havia dentro. A prefeitura estima que aproximadamente 90% dos imóveis em Trombudo Central foram afetados.

Continua depois da publicidade

Passada uma semana da enchente, nesta quarta-feira (22) ainda havia 43 pessoas em abrigos. O município está com as aulas suspensas e sem previsão de retorno.

Veja fotos de Trombudo Central

Imagens feitas nas regiões dos bairros Liberdade e Vila Nova, pelo repórter Juan Todescatt. Há também fotos da central de arrecadação de donativos. Confira:

Leia mais

Após 7 dias com alagamentos, Rio do Sul sai da situação de enchente com alerta de mais chuva

Defesa Civil alerta para risco de temporais, raios, chuva forte e granizo em SC