Moradores que circulam por Itajaí diariamente se depararam com visitantes inusitados pelas ruas da cidade nesta semana. Isso porque lagartos e até pôneis decidiram “dar uma volta” pelo Centro e mobilizaram agentes da Guarda Municipal Ambiental (Gamf) por ao menos três dias seguidos.

Continua depois da publicidade

Todos, no entanto, foram resgatados sem ferimentos e deixados em locais de forma segura.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Os pequenos equinos — parentes dos cavalos — seguiam em direção à Igreja Matriz quando foram flagrados por pessoas que passavam por ali na manhã de quarta-feira (18). Assim que chegou ao local, a Gamf percebeu que os dois pôneis estavam saudáveis, o que levantou a hipótese de que eles teriam sido soltos por causa da enchente nos últimos dias.

> Aos 105 anos, idoso desabrigado em Itajaí vê enchente tomar conta da casa pela 3ª vez

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a Guarda Ambiental da cidade, os animais provavelmente vieram das regiões de Imaruí ou Cidade Nova. Como não havia identificação, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) foi acionado para o resgate e, com o transporte adequado, levou os equinos até a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais.

Dois pôneis estavam soltos pela cidade (Foto: Gamf, Divulgação)

No dia anterior, porém, um lagarto já havia necessitado dos mesmos serviços depois de parar em uma casa do bairro Cordeiros. Aos agentes, a dona do imóvel contou que o réptil estaria se sentindo ameaçado pelos cães e, por isso, se escondeu embaixo do carro.

Quando a Guarda Ambiental chegou ao endereço, apenas a cauda do animal aparecia sob o veículo. O resgate foi feito e, com a ajuda de um veterinário, a guarnição constatou que o réptil não tinha qualquer ferimento, o que permitiu que ele fosse devolvido ao habitat natural, longe do movimento da cidade.

Vídeo mostra momento em que réptil é resgatado

E não parou por aí

A presença do “reino animal” pela região central de Itajaí, porém, não parou por aí. Isso porque nesta quinta-feira (19) outro lagarto também teve de ser resgatado pela Gamf ao ser encontrado no estacionamento de um banco na Barra do Rio.

Com o uso de equipamentos apropriados, a Guarda Ambiental fez o resgate e verificou que o animal estava em boas condições de saúde. Mais uma vez, o Instituto Itajaí Sustentável foi acionado e confirmou que o lagarto poderia ser devolvido à natureza.

Continua depois da publicidade

Lagarto encontrado nesta quinta-feira (Foto: Gamf, Divulgação)

Maior espécie de lagarto do Brasil

Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau, Julio Cesar de Souza Jr., os dois répteis resgatados nesta semana em Itajaí são da espécie Teiú, considerado o maior lagarto do Brasil.

Ele pode ser encontrado em todas as regiões do país, principalmente no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Por conseguir se adequar a novos ambientes, o animal facilmente se adapta às grandes cidades.

Além disso, apesar de ter um comportamento agressivo, o lagarto Teiú tende a fugir quando se sente ameaçado.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

FOTOS: Minigambás órfãos são acolhidos em Blumenau e ganham até “tetê”

Cliente inusitado aparece em supermercado de Blumenau e surpreende: “Promoção de nozes”