Dirigir sem o cinto de segurança, falar ao telefone celular ou trafegar em faixas exclusivas de ônibus são os três comportamentos mais registrados entre as irregularidades flagradas por agentes do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) em 2014.
Continua depois da publicidade
No balanço das infrações, divulgados ontem pelo departamento, os números apontam para mais de 30 mil notificações de janeiro a novembro.
As multas são apenas do serviço municipal. Não estão computadas as aplicadas pela PM. A ocorrência campeã de infrações é trafegar sem o cinto de segurança. Embora esteja entre as obrigações mais antigas, prevista em lei há quase 20 anos, a infração foi cometida por mais de 5.500 motoristas em Joinville.
Dirigir usando o telefone celular e transitar na faixa exclusiva do ônibus aparecem logo em seguida, com 5.514 e 3.830. Os registros também apontam 1.103 ocorrências atendidas pelos agentes, distribuídas entre acidentes com e sem vítimas, apoio a semáforo, cortejos fúnebres e eventos de fim de semana.
Continua depois da publicidade
No trabalho diário dos agentes de trânsito, foram registrados 219 acidentes com vítimas e outros 379 com danos materiais. A equipe também realizou 109 apoios a semáforos, procedimento necessário quando os equipamentos deixam de funcionar por problema técnico ou por falta de energia elétrica.
As ocorrências referentes a derramamento de óleo na pista resultaram em 96 atendimentos. Nos finais de semana, quando são realizados diversos tipos de eventos sociais e esportivos, o Detrans atuou na segurança e monitoramento do trânsito em 224 situações. O acompanhamento do trânsito também foi realizado em 76 situações de cortejo fúnebre.
Segundo o gerente de Trânsito do Detrans, Marcelo Danner, os dados referentes à rotina diária dos agentes de trânsito, principalmente nos caso de acidentes, refletem apenas os casos comunicados e os que são detectados pelas rondas diárias.
_ As estatísticas apontariam números bem maiores caso todas as ocorrências fossem comunicadas ao Detrans _ avalia. Outras infrações bastante reincidentes se referem a estacionamento irregular (em vagas para carga e descarga, para idosos, deficientes físicos) e avançar o sinal vermelho. Danner explica que todas as infrações geram notificações que o motorista recebe em casa, que depois podem ser convertidas em multa para o infrator, cabendo defesa.
Continua depois da publicidade
Ranking
5.585 notificações
Trafegar sem cinto de segurança
5.514 notificações
Dirigir utilizando o celular
3.830 notificações
Transitar na faixa de circulação exclusiva
3.770 notificações
Conduzir veículo sem licenciamento
3.720 notificações
Estacionar em desacordo com a sinalização
2.825 notificações
Estacionar em horário e local proibidos
2.278 notificações
Dirigir sem habilitação
2.091 notificações
Avançar o sinal vermelho
2.032 notificações
Estacionar irregularmente em vaga exclusiva para idoso
1.952 notificações
Estacionar irregularmente em vaga para carga e descarga