Na manhã desta segunda-feira, os motociclistas que passaram pela avenida Hermann Lepper, próximo à Câmara de Vereadores de Joinville, puderam participar de uma blitz educativa alusiva ao Dia Nacional do Motociclista.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
A ação é coordenada pelo Departamento de Trânsito (Detrans), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), em parceria com a ONG Paz no Trânsito, oferecendo dicas para um trânsito seguro em duas rodas. Durante a tarde, a mesma ação ocorreu na rua Tuiuti, no bairro Aventureiro.
– O foco é conscientizar e tentar reduzir o grande número de acidentes com motociclistas na cidade – avisa Marcelo Danner, gerente de operações do Detrans.
Os motociclistas receberam o Guia do Motociclista Consciente. Na cartilha, há dicas para condução segura, como dirigir em boas condições físicas e mentais, estar atento à revisão periódica do veículo, uso de equipamentos refletivos e respeito aos limites de velocidade.
Continua depois da publicidade
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito, Joinville tem uma frota de 365.465 veículos. Deste número, 66.334 são motocicletas, o que representa um percentual de 17,5% (14,5% formado por motocicletas e 3,5% por motonetas).
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville estima que 20% dos acidentes que ocorrem na cidade envolvem motocicletas.