O Departamento de Trânsito em Santa Catarina (Detran-SC) voltou a notificar motoristas de Florianópolis para que cumpram a penalidade de suspensão do direito de dirigir. Nesta etapa, 12,8 mil condutores, que atingiram 20 ou mais pontos na carteira entre 2013 e 2014, receberão as correspondências.

Continua depois da publicidade

É importante destacar que embora os pontos da carteira sejam somados a cada 12 meses, a punição pode ser aplicada pelo Detran em até cinco anos. A gerente de penalidades do Detran-SC, Graziela Maria Casas Blanco, diz que as notificações já foram emitidas e, nesta quarta-feira, enviadas aos Correios.

No fim de 2016, foram notificados 11,7 mil condutores de Florianópolis que acumularam pontos entre 2012 e 2013 A medida foi tomada quando o Detran-SC implantou um sistema automatizado de informação. Porém, quase nove meses depois, apenas 6,8% dos motoristas cumpriram a penalidade. Ou seja, 800 condutores tiveram, de fato, a carteira suspensa.

A meta inicial era notificar, ainda em março, motoristas em Blumenau, Balneário Camboriú, Joinville e Itajaí. Porém agora a expectativa é que o sistema seja implantado só em 2018 nas demais cidades.

Loading...

Loading…

Continua depois da publicidade

 

ENTENDA O CASO

O Detran-SC contava com um sistema manual de análise dos casos até dezembro de 2016, quando foi substituído por um processo automatizado para cumprir uma das medidas apontadas por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em 2015, o TCE mostrou que o órgão puniu apenas 1,6% dos motoristas do Estado que ultrapassaram o limite de pontos entre 2010 e 2012.

No final do ano passado, o Detran começou a notificar 11,7 mil motoristas de Florianópolis sobre a suspensão referente a infrações ou acúmulo de pontos entre 2012 e 2013.