Quinze detentos transferidos do Presídio Regional de Biguaçu para a Penitenciária de Florianópolis testaram positivo para o novo coronavírus. Eles estão mantidos em isolamento na unidade, ao lado de outros três presos que tiveram resultado indeterminado para covid-19. O grupo só deve retornar mais tarde para a unidade de Biguaçu. As informações foram repassadas nesta quinta-feira pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de SC.
Continua depois da publicidade
Os 18 detentos fazem parte de um grupo de 35 internos que foram transferidos do Presídio de Biguaçu depois que a unidade registrou outros 14 presos com resultado positivo para covid-19. Desses 14, cinco receberam o benefício da prisão domiciliar, dois permanecem isolados e outros sete já estão recuperados.
Segundo a Secretaria de Administração Prisional, a transferência dos 35 presos de Biguaçu para a Capital foi necessária para permitir o isolamento dos detentos que testaram positivo para covid-19, já que a unidade do município da Grande Florianópolis é considerada pequena. Os detentos transferidos foram submetidos a testes que teriam dado negativo antes da mudança de unidade, mas acabaram testando positivo depois disso, em exames feitos nos dias 15 e 22 de junho.
Segundo a secretaria, os 18 detentos estão isolados na Penitenciária da Capital e a unidade não registrou outros casos de covid-19 até a tarde desta quinta-feira.
A secretaria defende que as medidas adotadas com os detentos da unidade de Biguaçu e a transferência para a penitenciária da Capital seguiram protocolos e planos para o enfrentamento da covid-19.
Continua depois da publicidade
Até esta quinta-feira, as unidades prisionais de SC tinham 84 casos confirmados de coronavírus e um óbito. Desse númeo, 40 testados positivos eram servidores, sete funcionários terceirizados, 36 detentos e um adolescente.