Três detentos foram julgados na terça-feira (21) e condenados por homicídio duplamente qualificado pelo assassinato de um companheiro de cela, morto durante o banho de sol no Presídio Regional de Joinville. O crime aconteceu na manhã de 28 de março de 2020.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Conforme a denúncia do Ministério Público, Rafael Jonatham de Souza foi surpreendido pelos homens e atacado diversas vezes com uma faca artesanal. Logo após o crime, os homens confessaram o ato para os agentes prisionais. As câmeras do presídio também registraram o homicídio.
O Promotor de Justiça Ricardo Paladino sustentou que os réus estavam em maior número e o ataque ocorreu de forma imprevisível, o que qualifica o crime como praticado com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O Promotor também sustentou que o crime foi cometido com emprego de meio cruel, pela grande quantidade de golpes usados para provocar a morte.
O Conselho de Sentença seguiu o entendimento do MP e condenou os réus com as qualificadoras apresentadas. Dois detentos devem cumprir 30 anos de prisão, já o terceiro, 25 anos e quatro meses.
Continua depois da publicidade
A defesa ainda pode recorrer da decisão, mas, como os réus já cumprem pena por outros crimes, não poderão fazê-lo em liberdade.
Leia também:
Projeto em Joinville quer obrigar agressores de animais a ressarcir custo com tratamento
Por que radares do trânsito de Joinville só devem voltar em 2022
Joinville salta de 408 para 1,2 mil casos ativos de Covid após erro em sistema
Joinville vê retorno seguro de alunos às aulas presenciais; pais e especialista avaliam modelo
Ainda em patamar alto, Joinville tem queda nas ausências na segunda dose da vacina contra Covid