Até o começo da tarde desta segunda-feira (12), todos os detentos liberados para saída temporária de Dia dos Pais retornaram normalmente ao sistema prisional catarinense. A contabilização definitiva só poderá ser feita na terça (13). Cerca de 990 presos no Estado foram autorizados pela Justiça a sair em 5 de agosto.
Continua depois da publicidade
— A situação se encaminha para um dos melhores índices de retorno. Até as 14h de hoje, todos retornaram. Entretanto, temos algumas autorizações judiciais com prazo de retorno até as 18h. A grande maioria já retornou – afirma o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, em entrevista ao Estúdio CBN Diário desta segunda-feira.
Lima destacou que não há registro, até o momento, de envolvimento desses detentos em ocorrências graves.
Sobre as críticas às saídas temporárias, o secretário ressalta que o papel do Estado, nesse caso, é apenas cumprir o que determina a Lei de Execuções Penais.
— A saída temporária segue exatamente o que está escrito na lei. A discussão sobre o endurecimento da legislação penal no país compete ao Legislativo. A Justiça determina, e a gente cumpre, o que está na lei. O nosso papel é cumprir.
Continua depois da publicidade
Lima defende que a ressocialização depende de oferecer trabalho ao preso, inclusive para prover o sustento de sua família mesmo durante a pena.
Ouça a entrevista de Leandro Lima: