A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais e amigos, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais para falar ou são muito dispersas e distraídas podem estar com problemas de audição.

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Mesmo depois do teste da orelhinha, que agora é feito logo após o nascimento, os pais devem ficar atentos porque as dificuldades para ouvir podem ocorrer mais tarde devido a diversos fatores, como otites e o uso de medicamentos. Daí a importância de os pais levarem seus filhos a um médico otorrinolaringologista assim que suspeitarem de algum problema.

Quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com surdez leve ou moderada, que não começam logo o tratamento podem ter mais dificuldade para aprender a falar e ler, o que prejudica a aprendizagem na escola. A troca de fonemas e o baixo rendimento nas aulas e provas podem ser alguns indícios de déficit auditivo em crianças com idade escolar. Em grande parte dos casos, a indicação é do uso de aparelho auditivo.

– A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e de relacionamento – afirma a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex.

Mais de 3 milhões de crianças têm problemas de audição na América do Norte. No Brasil, não existem estimativas, mas os especialistas acreditam que esse número também seja grande.

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Testando a audição

Veja como as crianças devem reagir aos sons, em cada fase:

Até 3 meses

Acorda ao ouvir um barulho forte

Dos 3 aos 6 meses

Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes

Entre 6 meses e 1 ano

Balbucia sílabas simples, como “papá”, “mamã”, tentando reproduzir o que escuta

De 1 a 2 anos

Fala palavras do cotidiano, interagindo com os adultos

Sintomas de perda auditiva nas crianças:

– Demora a falar

– Tem dificuldade para entender o que as pessoas falam

– Não consegue se comunicar direito ao telefone

– Aumenta frequentemente o volume do rádio e da TV

– Fala muito alto

– Faz trocas ou comete muitos erros ao escrever

– Demora a compreender as coisas que são ditas

– É hiperativa e/ou distraída

Dicas para desenvolver o potencial auditivo das crianças:

– Sempre escute e fale com a criança desde cedo, não importa se ela não responde. Quando você fala com ela, está mostrando como usar os lábios e a língua.

– Não deixe de cantar para o bebê quando ele estiver acordado. Cante com voz suave, em tom amoroso.

– Leia em voz alta para o bebê. Nada estimula mais a criança do que escutar você falar. Os livros ilustrados com figuras e desenhos complementam esse estímulo e são ótimos para desenvolver as habilidades infantis.

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