A liberação do desvio do elevado do Rio Tavares deve dar mais fluidez ao trânsito na região a partir desta segunda-feira. Agora, os motoristas que vem da Lagoa da Conceição em direção ao Centro pela SC-405 podem seguir direto, sem precisar para no entroncamento.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, esteve no local para acompanhar a abertura da pista, e destacou que as obras do elevado seguem sem prejudicar o trânsito:

– Esta foi a última intervenção na faixa de rolamento, as obras agora serão todas na parte interna, sem atrapalhar o fluxo.

Continua depois da publicidade

O prefeito ainda afirmou que o prazo de conclusão das obras do elevado para 2016 está mantido.

O elevado do Rio Tavares terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas de profundidade (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto. Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metros de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada.

O que já foi realizado

Na primeira etapa do projeto foram realizadas as prospecções arqueológicas na área com a confirmação da existência de um sambaqui logo na primeira perfuração. Por isso, os trabalhos do arqueólogo Osvaldo Silva tiveram que acontecer em paralelo à obra, por meio de escavações manuais dos materiais remanescentes ainda subsistentes e o salvamento arqueológico.

A obra

Valor: R$ 15 milhões + R$ 17 milhões em desapropriações

Prazo: 18 meses ( início foi em maio de 2015)

Elevado: terá 220 metros e fará a ligação em forma em forma de anel, ligando a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição

Continua depois da publicidade