O rompimento do reservatório de água da Casan nessa quarta-feira (6) em liberou 2 milhões de litros de água no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. A estimativa é que a limpeza dos destroços leve até sexta-feira (7) para ser concluída, e que nas próximas semanas o bairro seja revitalizado. Conforme João da Luz, secretário de limpeza e manutenção urbana e presidente da Comcap, que está responsável pela limpeza do local, cerca de 50 toneladas de destroços foram retirados até a tarde desta quarta.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— A primeira ação de limpeza foi para desobstruir as vias públicas. À tarde já começou o serviço de remoção do entulho da caixa d’água. Os automóveis atingidos estão sendo removidos por plataformas contratadas pela Casan. — explica João.
Confira imagens da limpeza:
As equipes trabalham nesta quarta e retornam às 7h desta quinta, quando também começa a operação de apoio à limpeza das residências. A população será orientada a colocar seus móveis e aparelhos danificados em caixas estacionárias para serem retirados pela Comcap.
Continua depois da publicidade
Os resíduos estão sendo levados para ponto de apoio temporário no Continente, para triagem e encaminhamento a destino final adequado. A força tarefa de limpeza está atuando com mais de 200 funcionários e 50 máquinas de grande e pequeno porte.
Segundo a Defesa Civil, o alagamento deixou quase 100 casas destruídas e 85 famílias desabrigadas.
Confira a nota da Casan:
“A Casan informa que houve o rompimento de um reservatório de água na Rua Luís Carlos Prestes, no bairro Monte Cristo, às 2 da manha desta quarta-feira. O alagamento da via foi de cerca de 2 mil metros cúbicos. Equipes da companhia, da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar já estão no local para prestar assistência às famílias e avaliar danos materiais”.
Veja vídeos das equipes trabalhando
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Reservatório de água da Casan se rompe e causa pânico e destruição em Florianópolis