Há muitos lugares para serem explorados no Sul de Santa Catarina. Por isso, nem todos os destinos são amplamente conhecidos por turistas. A região guarda atrações como castelos, trilhas e cachoeiras em locais quase escondidos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja, nesta reportagem, destinos que fogem do óbvio e podem encantar turistas que visitam o Sul de Santa Catarina.
Cinco cidades históricas para conhecer no Sul de SC
Castelo Belvedere, em Treze de Maio
Uma estrutura que parece ter saído de um conto de fadas. Esse é o Castelo Belvedere, localizado no município Sul catarinense de Treze de Maio. A construção medieval começou a ser erguida em 1999 e foi finalizada 11 anos depois.
Continua depois da publicidade
Os visitantes podem conhecer as instalações internas e externas, além de saborear um café colonial. O espaço também é utilizado para ensaios fotográficos. Para visitar o Castelo Belvedere, é necessário agendar previamente pelo telefone (48) 99647-2127.
Balneário Ilhas, em Araranguá
Situada em meio ao Rio Araranguá, Ilhas é uma pequena vila de pescadores que preserva suas raízes históricas da cultura açoriana até hoje. Conta com uma faixa de areia clara com aproximadamente cinco quilômetros de extensão.
A região oferece passeios de barco e possui casas para alugar, especialmente durante a temporada de verão. De lá, é possível também acessar o Morro dos Conventos por meio da balsa.
Cânion do Cirenaica, em Treviso
Treviso, uma pequena cidade com pouco mais de 3,6 mil habitantes, guarda muitos lugares com paisagens impressionantes da natureza. Alguns deles podem ser visitados no Parque Bela Vista, onde está o Cânion do Cirenaica.
Continua depois da publicidade
O local conta com a trilha dos Dois Dedos, cachoeiras e águas cristalinas. No parque, é possível fazer atividades como sky bike, tirolesa, rapel e escalada. Outras informações podem ser consultadas pelo telefone (48) 99696-4760.
Parque Estadual da Serra Furada, entre Grão-Pará e Orleans
Na encosta da Serra catarinense, está localizado o Parque Estadual da Serra Furada. Hoje administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o local foi criado em 1980 com o objetivo de proteger a biodiversidade encontrada entre os municípios de Grão-Pará e Orleans.
São mais de 1,3 mil hectares e um conjunto enorme de montanhas. O agendamento prévio para visitação de trilhas no Parque Estadual da Serra Furada é obrigatório. Mais detalhes podem ser consultados pelo WhatsApp (48) 99172-8817 ou pelo e-mail serrafurada@ima.sc.gov.br.
Trilha da Cachoeira dos Ventura, em Praia Grande
A aproximadamente oito quilômetros do centro de Praia Grande está a trilha que leva à Cachoeira dos Ventura. A atração está localizada em uma propriedade na comunidade do Rio do Boi e faz parte do turismo rural por meio da Rota dos Sabores.
Continua depois da publicidade
O percurso que leva a esse paraíso escondido tem cerca de 1,5 quilômetro de extensão. A caminhada é mais fácil e rápida do que a famosa trilha do Rio do Boi, por exemplo.