Um país na América do Sul vem ganhando a atenção e o coração dos brasileiros. Somente entre janeiro e julho de 2024, cerca de 110 mil turistas do Brasil desembarcaram no Peru. Isso representa uma alta de 71% frente ao mesmo período do ano anterior, revela a Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (Promperú). 

Continua depois da publicidade

Há boas razões para o Brasil ser o quinto maior mercado emissor de visitantes ao país vizinho. Do misticismo inca, passando pelas belezas naturais até a gastronomia premiada internacionalmente, o Peru oferece encantos para todos os tipos de viajantes, dos mochileiros aos turistas de luxo. 

Agora, para quem viaja de Florianópolis, o caminho para se apaixonar pelos destinos peruanos ficou muito mais fácil. Veja a novidade que fará você planejar sua próxima viagem para lá. 

Destino Peru a partir de Florianópolis 

Aos interessados em descobrir os encantos do Peru, a companhia low cost Sky Airline oferece a rota Florianópolis-Lima. Já estão à venda as passagens para três voos semanais no período entre dezembro de 2024 e março de 2025. Mas vale ficar de olho: a malha aérea é dinâmica e pode ter alterações. 

Os voos saindo do Floripa Airport fazem escala em Montevidéu, no Uruguai. Por ser uma escala, não há necessidade de troca de avião. Isso é diferente de uma conexão, em que os passageiros precisam trocar de aeronave ou de aeroporto. Ou seja, os viajantes rumo a Lima só desembarcam no destino final. 

Continua depois da publicidade

Essa é mais uma facilidade para conhecer os destinos peruanos. Vale lembrar que cidadãos brasileiros não precisam de visto para a entrada no país vizinho, segundo a legislação atual. 

Terra de encantos místicos, naturais e culturais 

A paisagem peruana é diversa e surpreendente. Da praia ao deserto, da Amazônia à Cordilheira dos Andes, do passeio transcendental pelas ruínas de Machu Picchu ao agito da capital Lima, há experiências para todos os gostos. Não à toa, o Peru foi votado como o principal destino da América do Sul no World Travel Awards 2024, a premiação mundial do turismo. 

  • Lima 

A capital do Peru foi fundada em 1535 e guarda muitos encantos do passado no Centro Histórico. A Plaza de Armas, por exemplo, data dessa época e hoje é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

No entanto, o coração da cidade é o bairro Miraflores. O local é famoso pela vista do Oceano Pacífico, pelos passeios de parapente e por abrigar as ruínas de Huaca Pucllana. O sítio arqueológico foi construído entre os anos 200 e 700 da nossa era e, junto à Huaca Huantille e ao Santuário de Pachacamac, faz parte do roteiro ancestral pela região. 

Continua depois da publicidade

Outro ponto para conhecer a história do Peru é o Museo Larco, que traz um registro de mais de 5 mil anos dos povos que habitaram aquele território. 

Vista de Lima (Foto: Aarom Ore / Unsplash) 

  • Cusco e Vale Sagrado 

A região conhecida como Vale Sagrado abriga destinos muito procurados no Peru, como as Salinas de Maras, os templos de Ollantaytambo, Machu Picchu e a cidade de Cusco. Esta já vale a visita por si só. Caminhar pelo Centro Histórico e pelo bairro San Blas é como reviver o passado. Ali, jantar ao redor da Plaza Mayor, com vista para a Catedral de 1654, é um dos pontos altos da viagem. 

Mas a joia cusquenha também serve de caminho para Machu Picchu. Os trens da PeruRail conectam Cusco a Aguas Calientes, que fica perto do santuário histórico dos incas. O percurso dura uma hora e quarenta minutos. 

Outra opção para os mais aventureiros são as trilhas conduzidas por guias. A Trilha Inca, por exemplo, leva quatro dias entre as montanhas e ruínas, conduzindo os viajantes a uma jornada espiritual. Mas existem opções mais curtas, fazendo-se parte do trajeto em ônibus e outra a pé. 

Continua depois da publicidade

Plaza Mayor de Cusco (Foto: Mauro Lima / Unsplash) 

  • Machu Picchu 

Cerca de 1,5 milhão de turistas percorrem todos os anos a cidade construída pelo Império Inca no século 15. Esse Patrimônio Histórico da UNESCO é reconhecido também como uma das sete maravilhas do mundo moderno. 

O governo local tem uma grande preocupação em preservar o sítio arqueológico, portanto os turistas precisam ficar atentos às regras de visitação. Por exemplo, é proibido entrar com guarda-chuvas, carrinhos de bebê, mochilas grandes, tripés, paus de selfie, aerossóis, comidas, cigarros, entre outros itens. 

Lhama passeia em Machu Picchu (Foto: Willian Justen de Vasconcellos / Unsplash) 

Uma viagem de sabores inesquecíveis 

A gastronomia do Peru acumula reconhecimentos mundiais. Entre eles, destaca-se o fato de ter sido escolhida pelo TasteAtlas como a décima melhor do mundo e a número um na América Latina na premiação de 2023/2024. Além disso, foi eleita em 2024 o principal destino culinário entre os países sul-americanos. 

Em Lima, especialmente, estão três dos melhores restaurantes do mundo, de acordo com a seleção “The World’s 50 Best Restaurants”. O Maido aparece na quinta posição, o Kjolle na 16ª e o Mayta na 41ª. Mas não deixe de visitar o La Mar Cebicheria para provar o ceviche mais icônico do Peru. 

Continua depois da publicidade

Pelas ruas você também encontrará opções ótimas, como os espetinhos anticuchos ou as papas rellenas, ou seja, batatas recheadas. Espere encontrar ainda muitos pratos com milho, ou choclo, em uma profusão de cores. Por sinal, é do milho roxo que vem uma das bebidas não alcoólicas mais típicas do Peru: a chicha morada. O consumo dessa iguaria precede até mesmo o Império Inca. 

Para recarregar as energias, recomenda-se provar o ponche de maca, feito com a maca peruana. A bebida é nutritiva e revigorante. Já o happy hour pede o famoso drinque pisco sour, criado em Lima na década de 1920. Um dos melhores lugares para experimentá-lo é no Museo del Pisco, com bares em Cusco, Arequipa e na capital. 

Agora é só planejar suas férias e conhecer o melhor que o Peru tem a oferecer, com voos da Sky Airline para Lima a partir de Florianópolis!

Para acompanhar as novidades do Floripa Airport, siga o perfil no Instagram