O local onde será construída o complexo de skate em Florianópolis foi definido após reunião entre os moradores dos bairros Coqueiros e Abraão nesta quarta-feira (02). A polêmica começou quando o projeto das pistas de skate (street e bowl), assinadas pelo skatista Pedro Barros e programadas para serem construídas em Coqueiros, enfrentou resistência pela associação de moradores do bairro. Com a conversa, o novo local para a prática do esporte ficará no Abraão.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O colunista Renato Igor expôs a polêmica após o projeto ser pautado em diversas reuniões sem um consenso. A sugestão para que o complexo de skate fosse construído no Abraão surgiu da própria Associação de Moradores de Coqueiros diante da negativa para que a instação ocorresse no bairro. O argumento para a realocação do projeto foi exposto em um comunicado, que afirmou que no bairro Abraão, a pista poderia ser um “elemento transformador social naquela área sensível”.
A assinatura do campeão Pedro Barros não será cobrada, e é para garantir a qualidade do projeto por quem tem conhecimento do esporte.
Durante as negociações, André Barros, pai do atleta, presidente do Instituto Mundial do Skate e integrante do Conselho da Confederação Brasileira de Skate estranhou a resistência contra a instalação da pista em Coqueiros.
Continua depois da publicidade
— Me surpreendeu muito um grupo não querer. As associações nem sempre representam o que a comunidade quer, são grupos organizados e que tomam decisões por um grupo pequeno. Não deveria ser válido quanto à representatividade através da associação. Deveria ser uma decisão de votos. Eles enxergam o skate de forma diferente. É claro que acham que o skatista é um bando de maloqueiro e que vai chegar fazendo baderna, e não é nada disso — disse André Barros.
A reunião definiu também a revitalização do Parque de Coqueiros. Os projetos da reforma e da pista de skate serão apresentados à comunidade no mês de março.
— O Parque de Coqueiros é uma referência de lazer para toda a cidade e queremos manter ele sempre acessível e em excelentes condições. Já o Parque do Abraão precisa de mais movimento e novas modalidades para atrair principalmente os jovens — disse o prefeito da Capital, Gean Loureiro.
Veja fotos de onde será construída a pista de skate no Abraão
Leia também
Uso de máscaras não será mais obrigatório nas escolas de SC
Continua depois da publicidade
Advogado é preso em Florianópolis tentando entrar em presídio com droga embaixo da calça
Após três contratos fracassados, Florianópolis abre nova licitação para obra da Edu Vieira