Nascido em Guarulhos (SP), Gabriel Martinelli fez um movimento pouco comum entre os jogadores de clubes de menor expressão no Brasil. O promissor atacante foi do Ituano direto para o Arsenal, tradicional clube da Inglaterra.

Continua depois da publicidade

Martinelli ficou no Rubro-Negro de Itu entre 2015 e 2019 e somou 94 partidas com 65 gols marcados. No profissional, foram 31 jogos, dez gols e seis assistências.

Receba notícias do DC via Telegram

Anunciado no Arsenal em julho de 2019, o ponta-esquerda começou atuando como titular nas ligas secundárias, como FA Cup e Carabao Cup, até se tornar peça essencial da equipe principal na temporada 2021/22.

Presente na Seleção Brasileira de base desde 2019, Martinelli foi convocado por André Jardine para as Olimpíadas de Tóquio em 2021. Na campanha do ouro olímpico o atacante participou de três partidas, contra Costa do Marfim, Arábia Saudita e México, na semifinal.

Continua depois da publicidade

Retornando aos Gunners, Martinelli fez uma grande temporada em 21/22, com 29 jogos no Campeonato Inglês (21 como titular), seis gols e seis assistências. Foi uma prévia do que o brasileiro poderia entregar nesta temporada.

Agora em 2022/23, Martinelli é peça-chave da equipe treinada pelo espanhol Mikel Arteta. Titular absoluto do líder do Campeonato Inglês e classificado para as oitavas de final da Europa League, o atacante está vivendo o melhor momento da carreira.

De forma merecida, foi convocado para representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Catar.

FICHA TÉCNICA

  • Nome completo: Gabriel Teodoro Martinelli Silva
  • Data de nascimento: 18/06/2001
  • Local de nascimento: Guarulhos (SP)
  • Posição: Atacante
  • Clube: Arsenal (ING)

Leia também

Gabriel Jesus usa experiência e bom momento no Arsenal para fazer a diferença na Seleção

Menino da Vila, Rodrygo quer seguir os passos de Neymar e Pelé na Seleção