O Minas Tênis Clubes, time que participará da Superliga, anunciou no último sábado (16) o elenco para a temporada 2025/26 do vôlei feminino. Entre as jogadoras, o time de Belo Horizonte renovou o contrato com um destaque da Liga das Nações de Vôlei (VNL) pela Seleção Brasileira.
Continua depois da publicidade
O anúncio aconteceu no Minas na Rua, evento comemorativo dos 90 anos do Clube, em Belo Horizonte (MG). Além das jogadoras, o italiano Lorenzo Pintus também foi anunciado como substituto do técnico Nicola Negro, que deixou o clube após cinco temporadas.
Destaque da Seleção Brasileira no time da Superliga
A central Júlia Kudiess renovou seu contrato com o Minas para a temporada 2025/26. Pelo Brasil, a atleta brilhou na VNL 2025 e foi eleita a melhor no seu fundamento, agregando a seleção ideal da competição.
Além dos títulos, a brasileira ainda igualou o recorde de bloqueios do campeonato. Com apenas 22 anos, ela se tornou a maior bloqueadora geral em uma edição de Liga das Nações, ao lado de Carolana, ambas com 63 pontos no fundamento.
Continua depois da publicidade
Júlia também foi a terceira maior pontuadora do Brasil na competição, com 151 pontos. As conquistas marcam o retorno da central nas quadras, em que vive o melhor momento da carreira, após sofrer uma grave lesão.
A jogadora ficou 381 dias afastada dos jogos da Seleção Brasileira, inclusive das Olimpíadas de Paris 2024, focando no recondicionamento físico. Neste meio tempo, passou por cirurgia no joelho direito.
Veja também: Julia Kudiess no jogo de retorno à Seleção
Elenco do Minas para a temporada 2025/26
Além de Júlia Kudiess, a equipe também renovou com outros dois grandes nomes do vôlei brasileiro e recebeu mais quatro reforços, incluindo duas jogadoras estrangeiras.
Entre as novidades, estão a levantadora polonesa Julia Nowicka e a oposta russa Maria Khaletskaya, que terão as primeiras experiências no vôlei brasileiro. Também são reforços a ponteira Ana Rudiger, campeã com o Brasil dos Jogos Pan-Americanos Júnior neste mês de agosto, e a central Júlia Koehler.
Continua depois da publicidade
Confira o ranking de campeões do Mundial de Vôlei
Destaques do Mundial receberão uma bolada em premiação
Outros grandes nomes que renovaram com o clube foi a central Thaísa, bicampeã olímpica, a ponteira Pri Daroit. Por outro lado, a levantadora Jenna Gray, a oposta Kisy e as ponteiras Celeste Plak e Yonkaira Peña deixaram o clube.
A dúvida permanece com a líbero Nyeme, medalhista olímpica pela Seleção, que deu uma pausa na carreira para ser mãe. Após o nascimento de sua filha, Antonella, e atleta ainda não voltou às quadras e não teve renovação confirmada pelo clube.
Elenco completo
- Levantadoras: Julia Nowicka e Fran Tomazoni
- Opostas: Maria Khaletskaya e Amanda Marques
- Ponteiras: Pri Daroit, Glayce Vasconcelos e Ana Luiza Rüdiger
- Centrais: Thaísa Daher, Julia Kudiess, Júlia Koehle e Giovana Guimarães
- Líbero: Larissa Fortes
Sobre a Superliga Feminina
A Superliga é uma das competições nacionais mais importantes para o vôlei feminino. É organizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), desde 1976, e conta com a elite brasileira, formada pelas 12 melhores equipes locais.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
O campeonato é disputado no formato de pontos corridos, com turno e returno, e fases eliminatórias de quartas de final, semifinais e finais, no sistema melhor de três. Realizada anualmente, a Superliga promove duas equipes da Série B feminina, enquanto as duas piores da elite são rebaixadas para a segunda divisão.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão







