Ícone do MMA, o lutador Anderson Silva fará sua última luta no Brasil neste sábado (15), contra seu arquirrival Chael Sonnen. O confronto acontecerá com as regras do boxe no Fight Night, em São Paulo (SP), num evento apenas para convidados.

Continua depois da publicidade

Onde assistir a luta de despedida do Anderson Silva

  • Data: Sábado, 15 de junho de 2024;
  • Horário: A partir das 22h (horário de Brasília);
  • Local: São Paulo (SP);
  • Onde assistir: Combate e TV Globo.

Depois de cinco anos sem lutar no Brasil, Anderson Silva volta para o país de origem para fazer sua luta de despedida. O último combate do Spider em solo brasileiro foi em maio de 2019, quando enfrentou Jared Cannonier (UFC 237), no Rio de Janeiro.

Além da luta principal entre Anderson Silva e Chael Sonnen, o card da ‘Spaten Fight Night’ terá três confrontos preliminares: Esquiva Falcão x Hebert Conceição; Jojo Ramos x Bia Mesquita e Kalyl Silva x Paulo Roberto.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Após descartar Vitor Belfort, Popó desafia ator de 63 anos para luta de boxe

— É muito legal poder dar isso para os meus fãs, dar isso para o meu país, fazer a minha última luta no Brasil. Gera uma expectativa muito grande para mim, pra te falar a verdade, a ficha ainda não caiu. Dá um friozinho na barriga, “caramba, será que eu ainda vou estar bem?”. E ai, eu quero treinar mais do que todo mundo, só que o professor Dórea fala “não, chega, já deu, vamos descansar” — disse Anderson Silva sobre a luta.

Quem é Chael Sonnen, arquirrival e adversário na luta de despedida de Anderson Silva

Chael Patrick Sonnen é um lutador norte-americano especializado em artes marciais mistas (MMA). Nascido em Milwaukie, Sonnen é conhecido pelo apelido Gangster de Oregon.

Ele competiu na categoria dos Médios e Meio-Pesados do UFC, e ficou conhecido no Brasil por suas ofensas ao povo brasileiro e pela rivalidade com o Anderson Silva.

Continua depois da publicidade

Em uma das maiores lutas que teve contra o Spider, Sonnen foi passado por Anderson Silva, que conquistou o cinturão peso médio do UFC em 2010. O duelo recentemente foi eternizado ao ganhar uma vaga no Hall da Fama na categoria de lutas históricas.

No combate, Anderson Silva chegou invicto na final para vencer seu arquirrival. Chael levou os quatro primeiro rounds, e a última esperança do Spider era nocautear o adversário. Assim foi feito, e no quinto assalto o brasileiro aplicou um triângulo que forçou Sonnen a desistir.

Foi nesta luta que Sonnen foi suspenso por doping, por apresentar as proporções entre a testosterona sintética e a orgânica altamente alteradas (17:1— 17 vezes mais que o permitido). O norte-americano deveria ter ficado fora dos ringues por um ano, mas conseguiu reduzir a suspensão para seis meses.

Chael se aposentou do MMA em 11 de junho de 2014, depois de ser pego no exame antidoping antes de enfrentar Vitor Belfort no dia 5 de julho do mesmo ano pelo card UFC 175.

Continua depois da publicidade

O americano é considerado um dois maiores precursores do trash-talk (conversa suja em português) no MMA, uma forma de provocação verbal usada para intimidar os adversários e demonstrar dominância antes das lutas.

Conheça a origem da rivalidade histórica do MMA

Em 2010, durante o UFC 117, em Oakland, nos Estados Unidos, aconteceu o primeiro encontro entre Anderson Silva e Chael Sonnen. Os dois fizeram a principal luta do evento e o brasileiro fez a defesa do título dos médios. A provocação de Sonnen começou antes mesmo da luta.

O americano estava em uma sequência de vitórias e resolveu fazer o trash talk antes do evento. O problema é que além de atacar Anderson Silva, ele resolveu provocar também os amigos de Spider, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Com isso, conquistou a antipatia dos brasileiros.

Quando a disputa no octógono começou, Sonnen se mostrou superior. Durante quatro rounds, Anderson Silva apanhou. Foi só no quinto round, depois de um golpe de Spider que fez o norte-americano apagar, que ele bateu na perna do adversário confirmando a desistência e marcando a primeira vitória da rivalidade Silva x Sonnen.

Continua depois da publicidade

A revanche em 2012

Depois dessa vitória em 2010, a revanche começou a ser solicitada por muitos fãs de MMA. O encontro não pode acontecer por dois anos, porque Sonnen foi suspenso por altos níveis de testosterona encontrado no exame antidoping.

A revanche veio no UFC 148, em julho de 2012. O segundo confronto entre Anderson Silva e Chael Sonnen seguiu o mesmo roteiro do anterior, com o americano investindo nas provocações antes do evento, desta vez indo além e falando sobre a família de Spider e cutucando o Brasil também.

Para completar, Chael apareceu usando uma camisa do Palmeiras, sendo que Silva é torcedor do Corinthians. As provocações não adiantaram e dentro do octógono, Spider se mostrou superior mais uma vez e manteve o título da categoria e a invencibilidade sobre o norte-americano no UFC.

O terceiro encontro entre os dois

A rivalidade ressurgiu em novembro de 2023, quando Chael Sonnen publicou nas redes sociais fotos mostrando o que seria sua nova tatuagem com o rosto de Anderson Silva. No entanto, tratava-se de uma tatuagem falsa, feita apenas para promover uma série sobre a vida de Spider.

Continua depois da publicidade

Veja também: Anderson Silva se prepara para enfrentar Chael Sonnen