A chuva forte e persistente causou o desmoronamento de uma rua em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense. O trecho atingido ficou destruído e formou um desmoronamento gigante durante a madrugada desta sexta-feira (12). Por pouco, o solo que cedeu não atingiu construções próximas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Era por volta das 4 horas quando a rua Romulado Quint, no bairro Rio Negro, sofreu com o desmoronamento de toda a pista em um trecho de cerca de 40 metros.
Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada dentro de gaveta em Jaraguá do Sul
Continua depois da publicidade
Conforme a prefeitura da cidade, o local e outras ruas ao entorno estão sendo contempladas com obras de pavimentação, sendo que com as chuvas das últimas semanas, e especialmente na noite de quinta-feira (11), apresentando volume constante e intenso, a estrutura não suportou e cedeu.
Em análises prévias realizadas pela empresa responsável pela obra, engenheiros da prefeitura, secretaria de Obras e Defesa Civil, estimou-se que a provável causa do desastre tenha sido o rompimento da rede de drenagem pluvial. Entretanto, isso só poderá ser confirmado após a conclusão da perícia técnica.
O trabalho realizado pela equipe interdisciplinar direciona esforços para conter o desmoronamento, uma vez que a previsão é que a chuva venha novamente no fim de semana. Para isso, as equipes irão trabalhar com máquinas para reduzir o peso que pode comprometer a base do morro.
A Celesc, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil regional e o governo municipal atuam para prestar auxílio aos moradores, sendo que até o presente momento nenhuma residência foi atingida ou interditada. Caso houver agravamento da situação, será prestado todo o apoio às famílias, preservando primeiramente vidas, informou a prefeitura.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo
Leia também
Quantos quilômetros de ruas em Joinville não têm pavimentação
Quem são os pré-candidatos a prefeito em São Bento do Sul nas Eleições 2024
Cidade de SC só fica atrás de cinco municípios no País em número de trabalhadores na indústria