O ex-arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz, anunciou questa quinta-feira que renunciava ao cargo de embaixador da ONG britânica Oxfam, atingida por um escândalo sexual.
Continua depois da publicidade
Em um comunicado, Desmond Tutu se diz “profundamente decepcionado com as acusações de imoralidade e possível comportamento criminoso envolvendo trabalhadores humanitários” ligados à ONG.
Ele acrescenta que, por essa razão, “deu a instrução de escrever à Oxfam International para informar sua demissão do papel de embaixador”.
O ex-arcebispo também se declarou “triste com o impacto dessas alegações sobre milhares de pessoas que apoiam as boas causas da Oxfam”.
Continua depois da publicidade
Vários funcionários da organização são acusados de estupro durante missões humanitárias no Sudão do Sul, de abuso sexual na Libéria e de terem usado os serviços de prostitutas no Haiti e no Chade.
A direção da poderosa organização com sede na Grã-Bretanha teria ocultado o escândalo e até mesmo permitido que alguns desses trabalhadores fossem para outras ONGs, sem informá-las sobre esses antecedentes, de acordo com essas acusações.
* AFP