Moradores da Rua João Carvalho, no Morro do 25, em Florianópolis, sofrem com falta de transporte público e coleta de lixo desde a última quinta-feira (16), quando as chuvas fortes que atingiram a Capital provocaram um deslizamento de terra que derrubou um muro e acabou soterrando três carros. Agora, pedras grandes ocupam parte da via, que originalmente tinha duas pistas. Isso impede que veículos de grande porte passem pelo local próximo da região central, e afeta diretamente o transporte público e a coleta de lixo para os moradores da comunidade. As informações são da NSC TV.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Dos três veículos soterrados pelo deslizamento de quinta-feira, dois ainda estão lá. Segundo moradores, a própria comunidade fez um mutirão para retirar parte dos entulhos e liberar o trânsito ao menos para carros e motos.

Veja como está a rua

Continua depois da publicidade

— Ninguém da prefeitura tem subido a rua ou vindo aqui fazer uma limpeza. Mais uma chuva dessa, e esse muro vai tombar. A gente pede, encarecidamente, que a Comcap e a prefeitura deem uma atenção para o povo aqui da rua. Tem criança, tem idoso… Estamos sem ônibus — suplica Maria Cavalheiro, aposentada e moradora da região.

A rua é utilizada como ponto de lixo não só pelos moradores da rua, mas por outras pessoas da comunidade próxima que passam pelos acessos próximos, conforme apuração da NSC TV. Por isso, a falta da coleta preocupa e traz muito mau cheiro.

Não há sinalização indicando aos motoristas de veículos de grande porte que, subindo o morro, não há como passar. Em um período de menos de uma hora, dois caminhões subiram e tiveram que retornar de ré, pois também não há espaço para manobras no local.

Moradores relataram que a Defesa Civil já esteve no local averiguando a situação, mas que não deram um prazo para resolver a situação.

Continua depois da publicidade

O que diz a prefeitura?

Questionada mais de uma vez, a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) informou à NSC TV que, às 12h, as equipes estavam se deslocando ao local para fazer a sinalização aos caminhoneiros. Ainda de acordo com a prefeitura, os trabalhos terão início nesta quarta-feira (22).

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Comprador é destituído e apartamento em rua charmosa de Florianópolis vai de novo a leilão

“Piscinas naturais” se formam nas dunas da praia da Joaquina, em Florianópolis; veja vídeo

Entenda por que centenas de caranguejos apareceram juntos em tranquila praia de SC