Um deslizamento de terra arrastou parte da garagem de um prédio e fez com que os moradores do edifício precisassem deixar o local na noite de quinta-feira (23) em Chapecó, no Oeste do Estado. O desmoronamento ocorreu por conta de uma ruptura no sistema de contenção no terreno vizinho, onde ocorre uma obra.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o relatório dos bombeiros, o síndico do prédio contou que os moradores escutaram um estrondo momentos antes de verem uma fissura se abrir na divisa com o terreno vizinho. Choveu cerca de 50 milímetros na cidade nesta quinta, conforme apuração da NSC TV.
Ao perceberem a fissura, os moradores retiraram alguns veículos da garagem. Porém, logo em seguida, houve o desmoronamento, que arrastou a cobertura da garagem, a central de gás do prédio e um veículo.
Foi feito o contato com um dos responsáveis pela obra, que foi até o local e recebeu orientações sobre quais ações seriam necessárias. A primeira delas foi a evacuação da edificação ao lado, por segurança, e acomodação dos moradores em um hotel.
Continua depois da publicidade
Imagens mostram como ficou o local
Além disso, a construtora ficou responsável por realizar um laudo do sistema estrutural da edificação, para então liberar a utilização, realizar uma avaliação no sistema de contenção pelo responsável técnico do sistema e colocar lona na região atingida para minimizar a percolação do solo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, não foi possível identificar fissuras na estrutura do prédio no momento, e nem a exposição da fundação. “É possível observar que o terreno onde ocorre a construção recebe o deságue natural dos terrenos vizinhos e que o leito da rocha está a aproximadamente 2 metros do nível do solo”, afirma ainda o boletim.
A Polícia Militar e a Defesa Civil também foram acionadas e compareceram ao local para registrar a ocorrência. O local foi isolado e aguarda liberação técnica.
Veja fotos do local
Continua depois da publicidade
Leia também
FOTOS: Chuva intensa e vento forte derrubam árvores e cratera se abre no Oeste de SC