Um deslizamento de terra provocado pelas chuvas intensas que atingiram Santa Catarina causou estragos também em uma obra artística talhada em um paredão de pedra em Orleans, no Sul catarinense. Ao pé do local, uma estátua que homenageia o artista da obra ficou soterrada por lama.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Os painés inscritos na pedra, que ilustram passagens bíblicas e são chamados de “Esculturas do Paredão”, são considerados patrimônio e ponto turístico na cidade. Uma estátua que representa o artista Zé Diabo, autor da obra talhada a partir de 1980, também está no local, às margens do Rio Tubarão, agora danificada.

Estátua de artista está coberta de dejetos e paredão precisará ser avaliado
Estátua de artista está coberta de dejetos e paredão precisará ser avaliado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Orleans)

O espaço onde eles estão permanecia isolado nesta sexta-feira (6), com previsão de só ser reaberto na terça (10), segundo informou o g1. A obra está sob responsabilidade do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), que só vai fazer a limpeza do local na segunda (9), já que o terreno segue úmido e sujeito a novos deslizamentos.

O paredão com as esculturas passa por limpeza uma vez ao ano, para retirada da vegetação que surge sobre a obra. Agora, ele precisará passar por avaliação para ver se há segurança para qualquer trabalho.

Continua depois da publicidade

Na terça (3), um outro deslizamento havia deixado uma escola estadual em Orleans com parte de sua estrutura exposta. Ela foi interditada.

Leia mais

Mortes, enchentes, comunidades isoladas: SC contabiliza prejuízo de chuvas após ciclone

Tubarão sofre nova inundação após dique em cidade vizinha se romper

Rio do Sul entra no 3º dia de enchente e ainda soma mais de 2,6 mil pessoas afetadas