A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, em Joinville, precisará ser desligada nesta sexta-feira (28). A paralisação, que pode deixar 30 bairros das regiões Norte, Leste e Sul sem água, acontece para manutenção e melhorias na rede de abastecimento da cidade. Por volta das 4 horas começa a paralisação da unidade, com previsão de religamento às 16 horas.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos de manutenção acontecem, principalmente, na tubulação da rede da região Central de Joinville e beneficiará diversos pontos da cidade. A ETA do Cubatão abastece 65% da população joinvilense. Entre as melhorias apontadas por Jean Tragibo, coordenador de adução e distribuição da Companhia Águas de Joinville, estão troca e manutenção de adutoras, registros e até de um macromedidor situado na região Central de Joinville.

Como a manutenção ocorre nas ruas da cidade, alguns pontos ficaram com o trânsito em meia pista exigindo atenção dos condutores. Segundo o coordenador, os principais pontos de intervenção serão na rua 15 de novembro, perto da Cidade Cultural Antarctica, onde será trocado o registro de interligação com a adutora para depois ser feita a mudança de tubulação. No local, já foram computados pelo menos três grandes vazamentos.

Mais agilidade em casos de vazamentos

Já na rua Aubé, em frente ao Tênis Clube, será feita a troca de um macromedidor. De acordo com Tragibo, o aparelho funciona como um hidrômetro gigante que registra a vazão que passa para a região. O equipamento auxilia a Companhia a dar a partida no processo de combate a vazamentos com mais agilidade. Ainda neste trecho, será instalada uma válvula nova e maior. Outras manutenções preventivas também serão realizadas em outros trechos.

— Verificamos que nesta época, com as férias escolares e também de algumas empresas, acontece uma queda no consumo, por isto a manutenção será feita nesta data. Além do movimento nas ruas onde ocorrem as intervenções que também é menor — explica.

Continua depois da publicidade

Conforme Tragiba, o abastecimento deve ser normalizado ao longo da noite desta sexta nas regiões mais baixas e próximas da estação. Já nos bairros mais afastados e regiões mais altas devem ter o fornecimento de água restabelecido até domingo (30). Qualquer emergência pode ser informada central de atendimento da Companhia, pelo fone 115, ou pelo site (aqui).

Até que o sistema seja totalmente normalizado, a Águas de Joinville solicita aos moradores a utilização consciente da água, evitando lavar carros, calçadas e garagens neste período.

Veja a lista de bairros afetados:

– Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Boa Vista, Bom Retiro, Bucarein, Centro, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Espinheiros, Fátima, Guanabara, Glória, Iririú, Jardim Iririú, Jardim Paraíso, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.