O ex-prefeito de Brusque, Ciro Roza (PSB), desistiu de concorrer ao Executivo municipal na noite desta segunda-feira. O candidato anunciou a decisão nas redes sociais sem dar mais detalhes sobre o que motivou a renúncia da candidatura. Com a desistência, o novo candidato a prefeito da coligação será o médico Jonas Paegle (PSB), que concorreu a vice na chapa de Roza na última eleição e era candidato a vereador. O nome do vice, Ari Vequi (PMDB), foi mantido.
Continua depois da publicidade
– Tomo hoje uma decisão importante neste momento da eleição. Mesmo ainda tendo recursos jurídicos para defender minha candidatura, decidimos conjuntamente com todos os partidos da coligação indicar o Dr. Jonas como nosso substituto para concorrer ao cargo de prefeito – afirmou, em nota no Facebook. Até as 22h desta segunda o celular de Roza permanecia desligado. Uma coletiva está marcada para esta terça.
O presidente do PSB de Brusque, Dagomar Carneiro, confirmou a desistência e a mudança nas candidaturas e afirmou que a decisão foi tomada para evitar uma nova judicialização no Executivo. Na semana passada, a juíza Camila Coelho, da 86ª Zona Eleitoral, aceitou um dos seis pedidos de impugnação de candidatura apresentados contra ele. Nesta segunda o PSB ainda tentou uma liminar para garantir a presença de Roza na campanha, mas o pedido foi indeferido e a desistência foi confirmada.
O candidato enfrenta negativas da Justiça Eleitoral desde 2012 e está considerado inelegível até 2020 com base na Lei da Ficha Limpa devido a uma condenação por improbidade junto à Justiça Federal.
Renúncia também em Ibirama
Continua depois da publicidade
O atual prefeito de Ibirama, Osvaldo Beltramini (PMDB), também desistiu da candidatura à reeleição. A decisão, segundo o advogado da campanha, Inácio Pavanello, ocorreu por motivos de saúde, já que o candidato está tratando um câncer. Com a renúncia da candidatura, o vereador Adriano Poffo (PMDB) assume a cabeça de chapa. O nome do vice, Jucélio José de Andrade, foi mantido. As mudanças foram protocoladas no último dia do calendário eleitoral para troca de candidaturas.
Na semana passada, a Justiça Eleitoral de Ibirama indeferiu o pedido de candidatura de Beltramini por conta de uma doação ilegal que ele fez para a campanha de um candidato a deputado em 2014.