A decisão de Joinville de desistir da participação dos Joguinhos Abertos de SC, Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e dos Jogos Paradesportivos de SC (Parajasc) gerou repercussão negativa. O anúncio da desistência aconteceu na segunda-feira (27), quando o município afirmou que participará apenas dos Jogos Abertos de SC (Jasc).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Entre os motivos alegados pela prefeitura foi de que não há tempo hábil para dar andamento aos processos licitatórios necessários para garantir o fornecimento de suporte básico aos atletas, como as refeições.
A repercussão acontece no âmbito municipal e estadual. A Federação Catarinense de Esportes (Fesporte) lamentou a decisão da prefeitura de Joinville, principalmente por causa dos atletas que não poderão disputar as competições.
O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, esclareceu que o cronogama apertado é resultado da instabilidade causada pela pandemia e por problemas administrativos da entidade. Porém, afirmou que era possível terem sido realizadas as licitações necessárias para a participação de Joinville no começo do ano, assim como fez a Fesporte.
Continua depois da publicidade
Repercussão entre parlamentares
O deputado estadual Fernando Krelling, que já foi secretário de esportes de Joinville, também repercutiu a situação em um vídeo divulgado nas redes sociais, em que apela ao município para rever a decisão.
– Os atletas estão treinando o ano inteiro para chegar neste momento e competir. Ir para a Olesc, aos Joguinhos, e ter essa condição de representar a sua cidade. E hoje esse balde de água fria, em que Joinville decidiu não participar. Faço meu apelo ao município de Joinville que reveja essa decisão – defendeu.
Nesta terça-feira (28), a comissão de Educação e Esportes da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) convidou o secretário municipal de esportes, André Motta, para explicar os motivos da desistência após atletas e pais procurarem os parlamentares para reclamar da decisão do município.
Apesar de todas as manifestações e discussões, nesta terça-feira a prefeitura de Joinville, por meio da secretaria de comunicação, informou que a desistência das competições é definitiva e que já foi oficializada em documentação entregue à Fesporte.
Continua depois da publicidade
Leia também:
JEC perde invencibilidade em derrota para o Uberlândia e sai atrás nas oitavas da Série D
Jaraguá Futsal perde o título da Copa do Brasil na prorrogação contra o Ceará
Quando a torcida deve voltar aos jogos do JEC na Arena Joinville?
Com queda nos últimos dias, Joinville tem 160 pessoas internadas com Covid
Redução na ocupação de leitos em Joinville por Covid colaborou no recuo da matriz