A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, afirmou neste domingo (21) que a desinformação deliberada ou involuntária que visa o descrédito da justiça eleitoral tem que ser combatida.
Continua depois da publicidade
— Combatida com informação responsável e objetiva, tudo com a transparência que exige o Estado Democrático de Direito — disse a ministra em entrevista coletiva neste domingo, na sede do TSE, em Brasília.
A ministra aproveitou para defender a imprensa livre.
— Sem imprensa livre não há democracia — disse.
Segundo avaliação da presidente do TSE, as paixões políticas estão exacerbadas nessas eleições, assim como as discussões acaloradas e os “níveis de discórdia atingem graus inquietantes”. Mas, para ela, “tudo isso é inevitável e próprio do embate eleitoral”.
Continua depois da publicidade
TSE jamais subestimou impacto desastroso de notícias falsas, diz ministro do TSE
Apesar desse clima acalorado, Rosa Weber destacou que o primeiro turno das eleições já transcorreu em clima de normalidade.
Sobre as chamadas “fake news” que ganharam espaço nessas eleições, Rosa Weber disse que a “justiça eleitoral não combate boatos com boatos, há um tempo para resposta responsável”.
— O TSE dá respostas fundamentadas no âmbito das ações judiciais que são propostas, e as ações judiciais exigem o devido processo legal como previsto na Constituição — disse.
Também estavam na coletiva os ministros do TSE Og Fernandes e Tarcísio Vieira, o ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann; o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sergio Etchegoyen, a ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, o vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jacques, o diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Elzio Vicente da Silva, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Polícia Federal abre inquérito para investigar envio de fake news pelo WhatsApp
Jair Bolsonaro fala em acabar com a reeleição e reduzir número de deputados
Haddad apresenta novo plano de governo sem proposta de nova Constituinte
PGR pede inquérito para apurar disseminação de fake news por empresas nas eleições