O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) disse nesta segunda-feira (18) que espera um trabalho conjunto dos órgãos estaduais para garantir a inauguração do novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Moisés participou de uma visita conjunta, com autoridades do governo federal e representantes da Floripa Airport, concessionária responsável pela administração do aeroporto.

Continua depois da publicidade

Na saída, o governador disse que está otimista com o ritmo das obras. Na última semana, o governo do Estado e a Floripa Airport decidiram adiar a entrega do terminal para o dia 1 de outubro deste ano. O motivo para isso é o atraso na entrega das vias de acesso ao novo terminal.

— Eu acho que é possível [entregar nesse prazo]. Eu ainda devo visitar as obras. A gente colocou um procurador do Estado, a disposição do Deinfra, para trabalhar nesse segundo lote de desapropriações — disse o governador.

Moisés, no entanto, ressaltou que a garantia de entrega da obra não depende exclusivamente das ações do governo, mas também do Judiciário. Segundo o governador, cabe à Justiça agilizar o andamento das desapropriações que ainda faltam.

— Essa não é uma ação só do governo. A gente demanda também da Justiça, de uma ação judicial, mas acreditamos que isso acontecerá em bom tempo — afirmou.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o governador, houve outros entraves técnicos que também prejudicaram o andamento das obras. Entre eles, foi descoberto no andamento da construção que parte do solo por onde passam os novos acessos é menos denso, o que demandou uma revisão no projeto.

Na entrevista que concedeu, o governador ainda citou que o Estado também trabalha com a possibilidade de um plano alternativo, caso algum novo impasse seja encontrado e acabe prejudicando a entrega da obra completa no dia 1º de outubro. Entre as saídas citadas por Moisés, estão a liberação parcial de pistas e até a abertura da via que passa por dentro da Base Aérea de Florianópolis, usada atualmente com exclusividade pelos militares.

Não faria sentido entregar antes, diz CEO da concessionária

O CEO da Floripa Airport, Tobiar Markert, disse que participou de várias reuniões com o governador do Estado, para que fosse definida a data final da entrega do novo terminal. Segundo ele, não faria sentido inaugurar a obra, sem que as vias de acesso estejam em pleno funcionamento, pois isso prejudicaria a qualidade geral do novo aeroporto.

Governo federal deve acelerar licenças

O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann afirmou que o governo federal deve trabalhar em conjunto com o estadual para acelerar as liberações de licenças ambientais que ainda faltam para o término das obras.

Continua depois da publicidade

— Santa Catarina e Florianópolis se ressentiram durante muito tempo com um terminal bastante acanhado, que não é compatível com a pujança dos turistas que vêm para cá, com o volume de negócios que o Estado tem capacidade de competir. Eu acho que agora, com esse novo terminal, nós temos possibilidade de atender essa demanda — disse.

Glanzmann também falou sobre a situação de outros aeroportos catarinenses. Segundo o secretário, os terminais de Joinville e Navegantes devem entrar em um lote, cujo leilão está previsto para o segundo semestre de 2020. Eles devem ser vendidos em um único pacote, que incluirá outros terminais da Região Sul e terá o de Curitiba como principal atrativo para os investidores.