Florianópolis teve programação especial neste sábado para celebrar o feriado de Sete de Setembro. As solenidades em torno do Desfile da Independência começaram por volta de 8h45min. Mesmo com tempo fechado, a passarela Nego Quirido, que tradicionalmente recebe o desfile cívico, registrou grande circulação de pessoas desde as primeiras horas da manhã. As arquibancadas não estavam lotadas, mas foram ocupadas em toda sua extensão.

Continua depois da publicidade

Logo na abertura do evento houve a execução dos hinos Nacional e da Independência. O velejador Matheus Dellagnelo chegou carregando o a tocha que representa o "Fogo da Pátria". Nascido em Florianópolis, o atleta multicampeão do Iate Clube de Santa Catarina brilhou recentemente no Pan 2019, onde conquistou medalha de ouro.

Fogo da Pátria carregado pelo velejador Matheus Dellagnelo
Fogo da Pátria carregado pelo velejador Matheus Dellagnelo (Foto: Gabriel Lain / DC)

Famílias presentes

A chuva fina não impediu o vigilante Adriano Silveira, de 40 anos, de comparecer ao desfile. Nascido e criado em Florianópolis, ele conta que o hábito de acompanhar as celebrações da Independência não é recente. Desde criança, pais e familiares sempre o trouxeram para assistir.

Costume que mantém até hoje e repassa também às crianças da família. Adriano trouxe suas duas filhas, Adriana e Pérola, de 9 e 13 anos de idade, e a sobrinha Alana, de 13 anos, para acompanhar a celebração.

Para ele, apesar dos tempos difíceis pelo qual o país passa, o Dia da Independência simboliza um sentimento de esperança por dias melhores.

Continua depois da publicidade

— É complicado, mas temos que tentar melhorar — diz.

A pequena Adriana, que estuda no terceiro ano do Instituto Federal Catarinense (IFC), diz que apesar de não gostar de desfilar na escola, confessa que a parte que mais gosta é quando as estudantes passam marchando e fazendo acrobacias pela avenida.

— Eu gosto é de assistir. Gosto muito da ginástica — conta.

Adriano e as filhas no desfile cívico
Adriano e as filhas no desfile cívico (Foto: Karollayne Rosa / DC)

Como foi a programação

8h45min – recepção ao governador na passarela Nego Quirido;

8h50min – cerimonial do fogo simbólico;

9h – desfile escolar;

9h40min – desfile militar a pé;

10h20min – desfile motorizado;

11h10min – término do desfile militar.

O evento foi organizado por governo do Estado, prefeitura de Florianópolis, Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Liga de Defesa Nacional.

Desfile Cívico em Florianópolis
Desfile Cívico em Florianópolis (Foto: Gabriel Lain / NSC Total)

A Semana da Pátria em Santa Catarina teve início na última segunda-feira (2), no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. Na oportunidade, após acender o fogo simbólico, o governador Carlos Moisés da Silva discursou:

Continua depois da publicidade

— Serve a semana da Pátria para refletirmos sobre o que significa estar juntos no espaço territorial. É respeitar uns aos outros, aceitar as nossas diferenças culturais e até ideológicas para fazer as entregas necessárias.

Mudanças no trânsito

Por conta o desfile de Sete de Setembro, as alterações no trânsito provocaram lentidão na ponte Pedro Ivo. Segundo a prefeitura de Florianópolis, as mudanças foram desfeitas por volta do meio-dia.

Veja no mapa como foram as alterações para o desfile cívico:

Alterações trânsito foram desfeitas por volta do meio-dia
Alterações trânsito foram desfeitas por volta do meio-dia (Foto: Divulgação/PMF)

Veja imagens do desfile:

(Foto: Gabriel Lain / DC)
(Foto: Gabriel Lain / DC)
(Foto: Gabriel Lain / DC)
(Foto: Gabriel Lain / DC)
(Foto: Gabriel Lain / DC)
(Foto: Gabriel Lain / DC)
(Foto: Gabriel Lain / DC)

Leia as últimas notícias do NSC Total

Continua depois da publicidade