A alegria marcou o desfile das 16 sociedades de tiro de Jaraguá do Sul, na manhã deste domingo, na 24ª Schützenfest, em Jaraguá do Sul. Por mais de uma hora, cerca de duas mil pessoas das sociedades desfilaram trajadas, da rua Walter Marquardt até o Pavilhão de Eventos, para manter a tradição germânica na cidade.
Continua depois da publicidade
As crianças, as roupas, as centopeias, as danças, reis e rainhas chamaram a atenção do público de pouco mais de cinco mil pessoas que via a tudo animado. Apesar do desfile, aqueles que ainda quiserem comer uma comida típica, ouvir músicas alemãs, beber um chope ou atirar, o evento continua no Parque de Eventos, até às 22 horas e termina ao som da banda Vox 3, como atração principal.
Mesmo que já tenha ido a Schützenfest em anos anteriores, este foi o primeiro ano que a rainha da sociedade 25 de Julho, Pamela Wulf, de 21 anos, desfilou pela sociedade. Apesar de ter a tradição forte na família, nunca tinha participado ou assistido o desfile.
– Gostei muito. Como rainha este ano, eu tive a oportunidade de conhecer um pouco mais outras partes da festa .Com certeza, se convidada, voltarei nos outros anos para o desfile. Se não for para desfilar que seja para assistir.
Continua depois da publicidade
Diferente de Pamela, uma família, que mora no bairro Rio da Luz, saiu logo cedo de casa, como todos os anos, só para assistir as sociedades e grupos folclóricos desfilarem.
– Gostamos muito de ver. São nossas raízes. É uma tradição que não pode acabar. Esta é a primeira vez a Luana -, comenta a mãe da família, Mariana Hornburg, sobre a filha caçula, de um ano e seis meses.
Expectativas foram superadas
Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), da Schützen, Sidnei Marcelo Lopes, o desfile superou as expectativas.
Continua depois da publicidade
– As sociedades estavam muito bem organizadas e animadas. Com o fim o desfile, muitos devem vir para curtir o último dia de festa. Com certeza vamos chegar a mais de 60 mil pessoas até o fim do dia. Só ontem (sábado), mais de 20 mil pessoas passaram pelo Pavilhão entre a tarde e a noite.
Para o ano que vem, os planos são muitos. A ideia da Fundação Cultural é voltar com um programação de mais dias de festa e divulgar as sociedades de tiro, o chope e o evento durante o ano todo.
– Não sabemos como a próxima Comissão irá organizar, mas queremos homenagear a Schützen desde o começo de 2013. Focar nas sociedades no aniversário da cidade e poucos meses antes da Schützenfest falar da festa e da tradição nos museus, para a festa chegar mais forte ainda em outubro.
Continua depois da publicidade