O primeiro dia de Oktoberfest foi marcado pela expectativa pelo desfile de abertura. O anúncio de chuva fez com que os festeiros temessem pelo cancelamento de um dos momentos mais tradicionais da festa. Minutos antes do início, perto das 19h, a chuva cessou e os grupos e carros alegóricos levaram para a Rua XV de Novembro toda a alegria que a 29ª edição da festa promete.

Continua depois da publicidade

>>> Saiba como acompanhar a Oktoberfest pelo Instagram oficial do DC

>>> Leia mais sobre a Oktoberfest

O público compareceu em peso e surpreendeu para um dia de semana. O espetáculo de rua contou com a participação de 2,8 mil figurantes divididos em 105 atrações e 16 carros alegóricos. Levando a história de Blumenau e da Oktoberfest, o desfile foi dividido em subtemas: Abertura, Isto é Oktoberfest, Nossa Cultura, Celebrando a História, A Gastronomia, A Arte, Aos Turistas, A Família, A Festa, Encontro de Amigos e Vamos à Oktoberfest Assim.

Continua depois da publicidade

Um dos momentos mais divertidos foi a passagem do Planetapeia, que este ano comemora 25 anos. Babypeia, Centopeia, Fuscopteropeia, Bondepeia e Alfapeia animaram adultos e crianças. As engenhocas criadas por Nerino Furlan provaram que têm alegria para muitas outras edições da Oktoberfest.

>>> Acompanhe a Oktoberfest no blog Esquenta da Oktober

Logo após do desfile, o destino do público foi o Parque Vila Germânica, no Bairro da Velha, onde a festa acontecerá de fato. A sangria do primeiro barril de chope – ato que marca oficialmente o início da Oktoberfest – será agora à noite e será feita pelo prefeito João Paulo Kleinübing e governador Raimundo Colombo, que este ano têm ajuda do ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O Coral Masculino do Centro Cultural 25 de Julho, uma das atrações mais esperadas da festa, e as bandas alemãs Die Karolinenfeld, Deggendorfer Stadl-Musikanten e Franken X-Press marcam a inauguração da 29ª edição. As realezas da Oktober, a rainha Fernanda Klaumann Barbosa e as princesas Mariane Klann e Danieli Sutil Muniz, e o casal símbolo da Oktober, Vovô e Vovó Chopão, também participam da sangria do barril.

Continua depois da publicidade

Este ano, a Oktoberfest terá um dia a mais e contará com 19 dias de festa. Até o dia 28, quando a festa termina, haverá mais cinco desfiles oficiais no Centro de Blumenau. A organização espera nesta primeira semana um público de 230 mil visitantes.