Milhares de pessoas tomaram a Avenida Beira-Mar, em Navegantes, para acompanhar o desfile dos blocos. Nem mesmo a garoa final que caiu apenas no início do desfile, atrapalhou a alegria.
Continua depois da publicidade
Os cinco blocos desfilaram dentro do tempo previsto. Mas o primeiro deles, o Unidos do Amanhã, não compete. Ele é formado por 250 crianças, entre sete e 15 anos, contaram um pouco da história do circo, com o enredo “Circo – a vida imitante a arte, a arte imitando a vida”.
O Bloco d’Amizade veio em seguida retratando o cinema, trazendo vários personagens, como Jack Sparrow (da franquia Piratas do Caribe), Avatar, Homem-Aranha e Cleópatra. O destaque foi a bateria, que lembrou o mestre do cinema mudo, Charlie Chaplin.
Depois, a avenida foi tomada pelo colorido, certas vezes, exagerado dos anos 1980. Este foi o tema escolhido pelo bloco Estrelinha do Mar. Os 220 componentes representaram, principalmente, a cultura, mas sem esquecer da política. Tanto que a comissão de frente mostrou o fim da ditadura, lembrando do movimento das Diretas Já. E deixou a avenida distribuindo os enigmáticos cubos mágicos para o público.
Continua depois da publicidade
Com a responsabilidade de ser o atual bicampeão, o Cara & Coragem teve o maior número de componentes – pouco mais de 300. Eles contaram a história de dança, trazendo, inclusive, dois casais da Argentina para representar o tango. Outros ritmos foram lembrados, como o sapateado, o frevo, a quadrilha, o balé e a tradição cigana.
Para fechar a noite, a Acadêmicos do São Domingos. Aproveitando o fato de ter ficado 13 anos longe da avenida, o bloco resolveu contar a própria história, focando nos enredos que já foram campeões e na cultura de Navegantes. Eles encerraram a noite com uma bela homenagem ao carnaval, trazendo o rei momo, o pierrô, o arlequim e a colombina.
A apuração será nesta segunda-feira, às 10h. Mas na noite deste domingo, os blocos voltam a desfilar, desta vez em Gravatá. E os três melhores colocados encerram a programação do Navegafolia, na terça-feira.
Continua depois da publicidade