Fashionistas, investidores e jornalistas de diversos países foram recebidos nesta terça-feira no primeiro dia da feira internacional Colombiamoda 2013, na cidade de Medellín, Colômbia. Por volta de 8h (10h no Brasil), o movimento já era intenso na Plaza Mayor, onde ocorre o evento até quinta-feira. A abertura oficial contou com a presença do presidente colombiano Juan Manuel Santos, que discursou sobre a importância da indústria da moda para o país.

Continua depois da publicidade

Já na noite anterior, na segunda-feira, a imprensa e alguns convidados puderam conferir o desfile do estilista colombiano-francês Haider Ackermann, considerado um dos gênios do universo da moda pret-a-porter na atualidade. Ackermann apresentou, pela primeira vez, uma retrospectiva de suas coleções fora do continente europeu.

A musica dramática e o gelo seco criaram uma atmosfera mística durante o desfile, que ocorreu no terraço de um alto edifício, exibindo ao fundo uma vista panorâmica da cidade de Medellín. Os tons de laranja, vermelho, branco, preto em peças de couro e seda davam o toque de sensualidade à coleção.

A abertura oficial do evento ocorreu na manha desta terça-feira. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, além de outras autoridades, deram as boas-vindas ao publico da feira e discursaram sobre a importância da indústria da moda para Colômbia.

Continua depois da publicidade

Conforme Santos, mais de 120 mil famílias vivem direta ou indiretamente da moda na Colômbia. O setor é responsável por 15% dos empregos, e já representa 25% da economia do pais.

Para o evento em Medellín – que reúne as feiras Colombiamoda 2013, Textiles2 e Moda para o mundo – são esperados mais de 150 jornalistas nacionais e internacionais para cobrir os 27 desfiles previstos até quinta-feira. O evento pode ser acompanhado em tempo real em: www.colombiamoda.com