De crianças a idosos, de humanos a animais, a pé ou em um veículo. A manhã deste sábado ensolarado parecia abrigar toda Joinville na avenida Beira-rio, no Centro da cidade. Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao local.
Continua depois da publicidade
Muita música, acrobacias e fileiras de pessoas marchando durante as duas horas em que durou o desfile em comemoração aos 191 anos de independência do Brasil: foi esse o cenário da tradicional passeata que fecha as celebrações da Semana da Pátria.
Mais de 3 mil pessoas percorreram o trajeto, representando dois centros de educação infantil, dez escolas municipais, oito estaduais, duas universidades e instituições militares. O helicóptero da Polícia Militar sobrevoou a avenida, atraindo especialmente a garotada.
Durante o evento, ocorreu também o Grito dos Excluídos – um pedido de atenção para diversas dificuldades que a sociedade enfrenta diariamente.
Continua depois da publicidade
Com cartazes que defendem o respeito à mulher, pedem o cuidado das escolas e investimento em mobilidade, os manifestantes apresentaram à plateia e às autoridades alguns dos problemas sociais mais urgentes no município. O coro de vozes cantava “queremos saúde, transporte e educação”, reafirmando a ideia.